sábado, 15 de outubro de 2011

Detonado completo de Final Fantasy XII.

História completa.


A Era dos Deuses:
- Uma lenda constata que os deuses retiraram-se para uma "cidade de sua própria criação", soando como se os deuses (nas lendas dos Espers) fossem Occuria. Nos anos seguintes, os Occuria usam seu Sun-Cryst, fonte de nethicite deificado, para dar poder a humanos em particular, moldando história como um jardineiro molda plantas.
- Os Espers são criados pelos deuses, mas, liderados por Ultima, rebelam-se contra eles (aparentemente essa é a Guerra dos Mil-Anos mencionada na descrição do CP de Hashmal). Os deuses selam-os, forçando-os a servir quem invocá-los.
Mais de 2000 anos atrás:
- Kiltia funda a religião mais tarde chamada de Light of Kiltia.
- Muitos anos depois, Saint Ajora funda uma seita separada, a Glabados Church.
Aproximadamente 1150 anos atrás:
- Rei Raithwall, um nobre de um pequeno país em Valendia, é contatado por Occuria e recebe três pedaços de nethicite deificado (Dawn Shard, Midlight Shard, Dusk Shard) e a Sword of Kings (esses itens foram primeiro entregues aos Garif, mas eles falharam em usá-las, então deram a Raithwall). Ele usa esses artefatos para unificar Ivalice na Galtean Alliance. Archadia e Rozarria, membros da aliança, ficam juntas durante esse tempo.
- Raithwall derrota o Esper Belias e prende-o a ele.
Aproximadamente 1100 anos atrás:
- Raithwall morre. Ele deixa a Dusk Shard e Midlight Shard para seus descendentes, a Casa Galtea; a Dawn Shard é deixada em sua tumba. A Sword of Kings é colocada em Stilshrine of Miriam na tutela de Gran Kiltias. Belias é colocado para vigiar a Tumba de Raithwall e a Dawn Shard.
706 anos atrás (1 OV):
- O último dos descendentes diretos de Raithwall morre, terminando a Galtean Alliance e começando o domínio da Casa Dalmasca, começada pelo segundo príncipe de Dalmasca, e Casa Nabradia. A Dusk Shard é dada ao novo Rei de Dalmasca, e a Midlight Shard para Nabradia.
Aproximadamente 200 anos atrás (500 OV):
- A república governada pelo senado em Archadia é trocada por um sistema de governo militar. Archadia começa uma política de invasão expansionista. Eventualmente guerreia muitas vezes contra Rozarria.
- Casa Solidor, uma poderosa família do Senado, luta para ficar no poder, criando o Ministério da Lei e instalando Judges como seus líderes. Permanece no poder até o presente.
50 anos atrás (656 OV):
- Fran deixa a vila Eruyt de vieras, dizendo que não pode mais simplesmente observar a sociedade de humes atacando uma a outra. Sua irmã Jote, líder da vila, declara que ela não é mais uma Viera.
Algum tempo antes de seis anos atrás:
- Venat rebela-se contra Occuria e começa a procurar por uma maneira de acabar com os planos deles de controlar a humanidade.
Algum tempo atrás:
- A República de Landis é conquistada pelo Império Archadiano. Dois irmãos, Basch e Noah fon Ronsenburg, são deixados sem lar. Basch vai para o Reino de Dalmasca, enquanto Noah para o Império Archadiano. Ele rapidamente sobe nos ranks, e logo torna-se Judge Gabranth do Ministério da Lei.
- Lorde Vayne Solidor, filho do Imperador Gramis, sobe em ranks do Império. Ele faz seus próprios irmãos mais velhos serem acusados de traição e colocados a morte, no comando de seu pai, deixando apenas seu irmão mais novo Larsa.
Seis anos atrás (700 OV):
- Cidolfus Demen Bunansa, pesquisador líder do Império Archadian, entra em Giruvegan, cidade dos Occuria. Ele encontra Venat lá, que torna-se seu confidente, mostrando a ele como manipular nethicite e começa um plano para rebelar-se contra Occuria.
- Cid torna-se cego pelos planos de Venat, e começa a agir excêntricamente. Ele aponta seu filho, Ffamran, como um Judge. Ffamran, enfurecido com o comportamento do pai, escapa na Strahl, uma airship experimental de Archadia, e torna-se um pirata dos céus, com o nome Balthier. Cid fica próximo de Vayne. Imperador Gramis aponta Judge Gabranth para ser o braço direito de Vayne e também espiona-lo.

Seis anos atrás até o presente:
- Balthier conhece Fran, e ela junta-se a ele nas suas jornadas.
- Cid cria Bahamut, uma gigante e poderosa airship de guerra. Porém, ela requer uma enorme quantidade de energia para funcionar, mesmo nethicite manufaturado não pode fazer isso. Ele começa um esquema para acessar a Sun-Cryst, a fonte de todo nethicite, para destruir o poder dos Occuria sobre o homem e dar a Archadia controle derradeiro sobre o destino da humanidade.
Cinco anos atrás (701 OV):
- Uma praga consome Rabanastre. Os pais de Vaan e Reks são mortos nela.
Dois anos atrás (704 OV):
- Princesa Ashelia B'Nargin Dalmasca e Príncipe Rasler Helos Nabradia casam-se.
- Nabradia, temendo o poder crescente de Archadia, faz um trato com Rozarria para colocar tropas Rozarrianas perto da fronteira Nabradiana. Archadia pressiona Nabradia para dissolver o pacto, mas sem sucesso. Em resposta a isso, Archadia invade o capital de Nabradia, Nabudis (são liderados pelos Judges Bergan e Zecht). As forças Archadianas capturam a Midlight Shard. Judge Zecht é ordenado por Doutor Cid a usar a Midlight Shard contra Mabudis como um teste, e o faz, não percebendo as conseqüências. Nabudis é instantâneamente vaporizada; ninguém na cidade sobrevive. Logo uma camada de Mist envolve a cidade, e demônios começam a multiplicar-se, tornando a cidade e o palácio em terras mortas.
- Judge Zecht, envergonhado pelas suas ações, escapa do Ministério da Lei e toma o nome Rei Pirata Reddas. Ele chega ao porto em Balfonheim e começa a limpá-lo de seus cidadãos mais desagradáveis. Logo ele é o líder da cidade fazendo de lá um lugar digno e justo, mesmo cheio de piratas.
- Embriagada com seu poder, Archadia continua a guerra com um ataque sem provocação na Nalbina Fortress. Perdendo a fortaleza para Archadia iria facilitar a invasão de Dalmasca. Príncipe Rasler vai para as linhas de fronte de Nalbina, e é morto em batalha.
- O povo de Dalmasca perde muita de sua vontade de lutar. Uma brava força, incluindo Capitão Basch, Vossler, e um jovem soldado de Dalmasca chamado Reks, monta um contra-ataque contra Archadia. Antes de serem mandados, Basch recebe uma ordem do Rei Raminas, caso o rei morra ele deve entregar a Dusk Shard para a princesa, como prova de sua linhagem, permitindo que ela tome o trono de Dalmasca. A força de Dalmasca, porém, é derrotada. Logo depois, Archadia oferece termos de rendimento de Dalmasca. Rei Raminas de Dalmasca concorda em assinar o tratado em Nalbina Fortress.
- As forças restantes de Dalmasca, incluindo Basch, Vossler e Reks, rapidamente partem para Nalbina para proteger o Rei Raminas das forças Archadianas, que temem assassiná-lo logo que assinar o tratado.
- Judge Gabranth, irmão gêmeo de Basch, aparece disfarçado como Basch e assassina o rei e a maioria das forças de Dalmasca, incluindo Reks. Basch é levado em custódia e publicamente acusado de matar o rei (o motivo dado é que o rei estava "vendendo" Dalmasca). Sua execução é anunciada por Marquês Ondore, líder da cidade neutra de Bhujerba, que é ordenada por Vayne a fazê-lo. Logo depois, o Marquês também anuncia que Princesa Ashe tirou a própria vida por coração partido pelas mortes de seu marido e pai (não se sabe se Vayne esteve por trás desse anúncio também).
- Dalmasca logo oferece rendição incondicional para o Império Archadiano. Gabranth cumpriu seu objetivo de deixar Dalmasca como um reino partido.
- Contrário às proclamações de Ondore, nem Ashe nem Basch morreram. Basch é levado para Nalbina Dungeons por Vayne para assegurar um trunfo politico contra Ondore. Ashe vai ao submundo, tomando o nome Amalia, e junta-se a uma resistência contra o Império. Vossler acompanha-a como seu protetor.
Recentemente:
- Um dragão Yiazmat assassina o mestre de Montblanc. Querendo vingança, ele começa o Clã Centurio em Rabanastre como uma tentativa de reunir os melhores caçadores de monstros para eventualmente matar Yiazmat.
Presente (706 OV):
- Soldados imperiais regem Rabanastre, capital de Dalmasca. Vayne é apontado como novo Cônsul para Rabanastre.
- Ondore lentamente e sutilmente começa a agir contra o Império desviando o magicite mais puro das Lhusu Mines para a Resistência invéz de manda-las para o Império, como antes combinado. Judge Ghis é mandado para Bhujerba para investigar, com soldados imperiais. Pesquisadores de Draklor são mandados para Henne Mines, procurando por uma nova fonte de magicite no caso de Bhujerba acabar.
- Vaan (irmão de Reks), Penelo e Kytes são órfãos vivendo em Rabanastre sob o cuidado de Migelo, um bangaa que é dono de uma loja. Eles são todos empregados em vários serviços. Nós primeiro vemos Vaan fazendo extermínio de ratos. Migelo adquiriu um contrato de exclusividade para providenciar o jantar do novo cônsul que ainda irá chegar, mas a caravana com as mercadorias fica presa em Estersand. Migelo manda Kytes pedir a Tomaj em Sandsea Pub para pegar novas mercadorias, mas manda Vaan atrás de Kytes quando Kytes falha em voltar.
- Vaan acha Kytes em Sandsea estudando um tábua de notícias onde uma caçada foi colocada para uma mark (Rogue Tomato) no deserto. Kytes sugere que essa seja a causa do atraso na carava. Vaan manda ele de volta para Migelo e aceita a caçada. Tomaj dá a ele um mandado de trânsito e Vaan chega em Estersand, derrota Rogue Tomato e volta para a cidade, mas os portões estão trancados. Migelo chega com uma propina líquida para os guardas e leva Vaan, Kytes e Penelo (que veio procurar Vaan) de volta para cidade.
- Vayne faz um discurso para os cidadãos de Rabanastre, onde ele humildemente declara seus desejos para paz e a defesa de Dalmasca; as pessoas, que anteriormente falavam insultos, parecem acalmadas.
- Vaan decide infiltrar-se no Palácio Real durante o jantar, numa tentativa de achar algum tesouro para devolver às pessoas de Dalmasca. Penelo sugere que ele vá falar com o velho Dalan em Lowtown. Vaan segue o aviso dela. Dalan descreve um caminho secreto para o palácio, dá a ele uma Crescent Stone, e conta a ele que precisa de uma Sunstone de Giza Plains para recarregá-la.
- Penelo encontra Vaan no portão sul, e vai junto para Giza Plains. Vaan coleta uma Shadestone dos nômades em Giza, viaja pelas planícies recarregando-a até tornar-se uma Sunstone, e retorna para a cidade. Penelo sai para olhar a loja de Migelo, e Vaan volta para Dalan, que conta a ele que o caminho secreto para o palácio fica em Warehouse No. 5 em Lowtown e de lá para o Garamsythe Waterway.
- Enquanto Vaan tenta seu roubo, tanto a Resistência (liderada por Amalia e Vossler) como Balthier e Fran também entram no palácio pelo caminho de água; a Resistência está tentando assassinar Vayne, enquanto Balthier está procurando por tesouro. Porém Vayne foi alertado sobre o plano da Resistência, então prepara a airship Ifrit para atacá-los.
- Vaan consegue chegar ao tesouro do palácio com a ajuda da Crescent Stone de Dalan, e consegue uma pedra brilhante, a Dusk Shard. Ele confronta Balthier que demanda a pedra, mas antes disso continuar, soldados Imperiais chegam perto. A Ifrit acha a Resistência e começa um ataque em grande escala. Vaan escapa, e Balthier que ainda está atrás da pedra, segue. Eles escapam em um veículo aéreo parecido com uma motocicleta, mas o veículo logo pára de funcionar ( aDusk Shard absorveu a Mist dentro do veículo). Eles acabam no caminho de água abaixo.
- Eles logo encontram Amalia, lutando contra soldados imperiais no caminho de água. Vaan salva Amalia dos soldados, e eles escapam juntos, mas são pegos por Vayne. Penelo tenta convencê-los a deixar Vaan ir, mas não tem sucesso. Balthier entrega a Penelo seu lenço para guardá-lo até eles escaparem. Ba'Gamnan, um bangaa caçador de cabeças que faz serviços sujos para Gabranth, olha tudo (ele deseja a cabeça de Balthier por rixas passadas). Vaan, Balthier e Amalia são jogados em Nalbina Dungeons.
- Vaan assiste e critica três seeqs batendo em um bangaa dentro da masmorra. Os seeqs viram-se contra Vaan então, e Balthier ajuda-o a derrotá-los. Eles encontram Fran e espionam Judge Gabranth conversando com Ba'Gamnan, ambos irritados que Balthier enganou-os. Gabranth vai falar com Basch, e abre as magicks prendendo o caminho. A equipe segue rapidamente atrás.
- Gabranth interroga Basch sobre Amalia, mas Basch não diz nada. O Judge sai. Balthier e Fran entram no lugar; Fran detecta Mist vindo de baixo da gaiola de Basch. Balthier ignora os protestos de Vaan e leva todos abaixo na gaiola, libertando Basch. Vaan tem suspeitas dele, mas concorda em deixar Basch acompanhá-los por Barheim Passage. Basch consegue explicar sua versão dos eventos, e Vaan lentamente começa a mudar sua idéia sobre ele.
- Eles emergem em Dalmasca Estersand, e seguem para Rabanastre. A equipe separa-se. Vaan segue para a loja de Migelo para achar Penelo, mas ao invés disso encontra Kytes, que tem um serviço para fazer para o velho Dalan. Vaan oferece-se para fazer ao invés dele. Dalan dá a ele a Sword of the Order para dar a Vossler. Vaan acha o esconderijo de Vossler, onde a Resistência está fortemente debatendo o significado do fato de Basch está vivo. Basch sai, com roupas novas, mas Vossler recusa-se a confiar nele. Ambos Basch e Vossler concordam que eles precisam contatar Marquês Ondore em Bhujerba para tentar assegurar a liberdade de Amalia.
- Basch vai com Vaan para Sandsea para encontrar Balthier e Migelo, mas descobre que os Ba'Gamnan seqüestraram Penelo numa tentativa de atrair Balthier a eles. Ele deixou uma nota contando a Balthier para ir a Lhusu Mines em Bhujerba. Balthier está relutante em ir, mas Vaan oferece a ele a Dusk Shard se levá-lo. Balthier concorda. Basch também vai junto, pretendendo encontrar Ondore de qualquer maneira.
- Vossler tem sucesso em chegar a Ondore. Ondore faz ele chegar a bordo da Dreadnought Leviathan, onde Amalia está sendo mantida capturada. Ele aguarda uma chance de libertá-la.
- A Strahl chega em Bhujerba onde encontra forças imperiais procurando por Lorde Larsa. Larsa foge dos imperiais e encontra o grupo de Vaan, introduzindo-se como Lamont, e pede para ir junto com ees até Lhusu Mines.
- Nas minas, Larsa/Lamont encontra um pedaço de nethicite manufaturado, a prova que ele estava procurando para o Império estar fazendo experimentos em Lhusu. Eles de repente encontram Ba'Gamnan, que diz já ter deixado Penelo ir, mas ataca-os. A equipe escapa e Ba'Gamnan se perde nas minas.
- Penelo é pega por Judge Ghis, que depois encontra Larsa. Larsa desculpa-se, então pede a Ondore que coloque Penelo na mansão dele. Ambos Vaan e Basch desejam encontrar Ondore, então eles precisam de um jeito para encontrar pessoas associadas com ele. Vaan decide proclamar-se em Bhujerba como "Eu sou Capitão Basch!". Finalmente, Havharo, líder da Resistência em Bhujerba, apreende Vaan. Basch então entra, e um dos agentes de Havharo, um servente de Ondore, concorda em levá-los.
- Vaan pede a Ondore para ver Penelo, mas ela e Larsa já partiram para Dreadnought Leviathan. Basch também pede a Ondore que ajude a resgatar Amalia. O plano deles envolve Basch apontando sua espada contra Ondore, e sendo preso e levado para Judge Ghis a bordo de Leviathan, onde Amalia está sendo mantida. Ondore sabe que Vossler irá ajudá-los a escapar.
- Ghis conta a Amalia (revelada como Princesa Ashe) que ele irá soltá-la se ela jurar fidelidade ao Império, o que ela recusa-se a fazer. Infelizmente, ela não tem como provar sua linhagem e reclamar seu trono. Basch conta a Ashe que ele estava encarregado de dar a ela a Dusk Shard, cuja localização apenas ele sabe, porém, começa a jóia começa a brilhar na mão de Vaan. Ghis fica encantando, e pede a Dusk Shard. Vaan entrega após extrair uma promessa de não executar ninguém. Ghis concorda, e manda os prisioneiros embora, deixando Ashe separada.
- Os soldados escoltam Balthier, Basch e Vaan e os tres brigam com eles; Vossler, indo por trás, entra e consegue libertá-los. Eles conseguem chegar até Ashe e libertá-la. Ela concorda em confiar em Basch pelo momento, mas não tenta esconder seu ódio por ele.
- No caminho para a saída do Leviathan, eles encontram com Larsa e Penelo. Larsa conta a eles que Ghis foi avisado que eles escaparam. Ele dá a Penelo o nethicite manufaturado que achou nas minas. Vossler sai para assegurar uma airship, e Penelo vai com o resto da equipe.
- Eles encontram Judge Ghis antes de encontrarem uma airship. Ghis ataca eles com magia, mas o nethicite de Penelo abosrve-a. Eles derrotam Ghis, e Vossler entra, direcionando eles para uma airship Atomos que ele achou. Eles conseguem voltar a Bhujerba. Penelo devolve o lenço de Balthier. Vossler conta a Ashe que ele deve procurar por outro caminho para restaurar Dalmasca, e para ela levar Basch como protetor nesse meio tempo.
- Ashe segue para Ondore e pede pela ajuda dele, mas Ondore convence ela que não pode fazer nada até ela obtêr uma prova de sua linhagem. Aquela noite, Ashe entra a bordo da Strahl, pretendendo obtêr a Dawn Shard da Tomb of Raithwall. Vaan encontra ela, assim como o resto da equipe. Ashe pede a Balthier que "seqüestre" ela, e conta a ele que a tumba de Raithwall contém muitos tesouros. Vaan e Penelo não querem ficar por aqui, então eles todos seguem o mais próximo que podem da tumba de Raithwall: Dalmasca Westersand.
- Imperador Gramis pede a Gabranth que proteja Larsa, especialmente de Vayne, e que assegure-se que ele não torne-se como Gabranth.
- Vossler descobre os objetivos de Ashe, e contata Judge Ghis. Ele oferece uma troca: a Dawn Shard por Ashe de volta ao trono. Ghis concorda.
- A equipe segue a oeste para Ogir-Yensa Sandsea, onde Vossler encontra com eles. Eles lidam com Urutan-Yensa enquanto seguem por Ogir-Yensa e Nam-Yensa Sandseas, para o Vale dos Mortos e a Tumba de Raithwall.
- A equipe passa pela tumba, derrota Belias e obtém sua ajuda. Eles continuam e obtém a Dawn Shard.
- Quando eles saem da tumba, Judge Ghis está esperando por eles com a airship Shiva e o resto da Oitava Armada. Vossler diz a ela para entregar a Dawn Shard; Ghis induz o julgamento dela ameaçando Balthier de morte. Ashe entrega a Dawn Shard.
- Apesar de eles terem recebido ordens para não testar a Dawn Shard imediatamente, Ghis testa-a mesmo assim, pretendendo usá-la para ganhar poder sobre Vayne. A Dawn Shard começa a reagir, deixando Fran enfurecida devido a sua sensibilidade com a Mist. Eles escapam de suas algemas e atacam os guardas imperiais, mas são parados por Vossler. Eles derrotam-o.
- A Dawn Shard drena Mist dos motores da airship. Vossler pede a Basch que fique em seu lugar para proteger Ashe. A equipe consegue escapar em uma airship roubada em tempo - a Shiva explode, levando Ghis e Vossler, e a Oitava Armada inteira, incluindo a Dreadnought Leviathan, com ela. A equipe vê a Dawn Shard retornando em uma bola de chamas, e recupera-a.
- Ondore toma vantagem dessa perda do Império para começar a recrutar membros da Resistência. A cidade pirata de Balfonheim concorda em suprir a Resistência, mas não lutar com eles. Ashe retorna para Rabanastre, mas recusa-se a anunciar sua presença, como tal anúncio iria ser péssimo para os esforços de Ondore (já que ele havia anunciado a morte dela, e expondo isso como uma mentira iria abaixar a estima nos olhos dos recrutas em potencial). Rozarria começa a reunir-se para a guerra sob o pretexto de exercícios de treinamento. O Senado Archadiano expressa seu desprazer com Vayne pela exposição descuidada da Armada. Vayne é invocado de volta a Archades.
- Ashe resolve usar a Dawn Shard para atacar Archadia. Porém, ela não sabe como usá-la. Eles decidem ir para a vila Garif de Jahara para perguntar ao ancião lá. Balthier demanda pagamento antes de acompanhá-los, e pede pelo anél de casamento de Ashe. Ele conta a ela que irá devolver assim que ele achar alguma coisa mais valiosa.
- O chefe Garif não consegue ajudar Ashe, mas ele conta a ela que a Dawn Shard perdeu seu poder e é inútil no momento. Eles então são encontrados por Larsa, que pede para Ashe acompanhá-lo até o Mt. Bur-Omisace, em um esforço para terminar a guerra eminente. Ele espera que Gran Kiltias possa confirmar Ashe como tendo sangue real de Dalmasca, e uma pacto de paz seja forjado para parar Ondore e a guerra. (Al-Cid Margrace de Rozarria também é convidado para Bur-Omisace por Larsa.) Ele convence-a a fazer isso; apesar do fato que ela iria estar ajudando o Império, Larsa corretamente informa-a que Dalmasca seria o campo de batalha para qualquer guerra. Vaan decide ir com eles, em busca de respostas sobre sua direção na vida.
- Judges Drace e Gabranth, apesar de discordarem sobre Vayne subir ao trono, concordam que devem proteger Lorde Larsa, tanto de Vayne quanto do Senado, que iriam regiar terrivelmente quando descobrirem que Larsa não é a marionete que eles pensam que ele é.
- Em algum ponto em um passado recente, Mjrn, irmã de Fran, deixa Eruyt Village, preocupada sobre o crescimento da atividade imperial na Golmore Forest, perto de Henne Mines. Ela segue-os até as minas, onde ela é capturada por pesquisadores de Draklor. Ela é submetida a nethicite manufaturado, que deixa-a em possessão de Venat. Ela fica enfurecida, matando os pesquisadores e vagando pelas minas.
- A equipe passa por Golmore Jungle, mas a floresta recusa-se a deixa Fran passar. Fran abre um caminho para Eruyt Village e pede a Vaan para achar Mjrn. Vaan ao invés disso acha a irmão mais velha dela e líder da vila, Jote. Enquanto eles falam, Fran entra na vila e demanda saber onde Mjrn está; ela sentiu que Mjrn não está na floresta. Larsa interpreta as palavras subseqüentes de Jote para dizer que Mrjn está em Henne Mines, para onde a equipe segue. Eles encontram Mjrn, que possuida por Venat, invoca ou atormenta um grande Tiamat; a equipe derrota-o, e Venat escapa do corpo de Mjrn.
- O grupo retorna para Eruyt Village, onde Jote dá a eles Lente's Tear, uma relíquia que permite a equipe passar pela selva. Mjrn deseja ir com eles, mas Fran recusa, dizendo a ela para ficar na floresta. A equipe passa por Golmore Jungle e Paramina Rift, e entra em Mt Bur-Omisace.
- No meio tempo, Vayne assassina seu pai, Imperador Gramis. Ele culpa Gregoroth, do Senado. O Senado perde sua autoridade pelo Ministério da Lei, e Vayne ganha poderes autocráticos e é instalado como novo Imperador. Judge Drace acusa Vayne de traição e aponta a espada contra ele, não percebendo que os Judges mão estão ao seu lado. Judge Bergan desarma ela com sua força desumana por nethicite manufaturado. Vayne ordena a excusão dela (apesar de Zargabaath tentar convencê-lo do contrário) e Gabranth obedece sua ordem relutantemente, após ser avisado que Vayne sabe de seus relatos regulares para Gramis sobre suas ações. Vayne ordena que Zargabaath pegue a Alexander e vá para Mt Bur-Omisace para trazer Larsa de volta, aparentemente a força. Zargabaath leva Bergan e Gabranth com ele.
- O Senado deposto faz resistência com as forças disponíveis a eles, mas são rapidamente vencidos.
- A equipe conhece Gran Kiltias Anastasis e Al-Cid, que trás notícias da morte do Imperador. O plano anterior iria envolver Larsa convencendo o Imperador Gramis; mas com Vayne na liderança, ele iria simplesmente declarar Ashe uma impostora. Ashe decide tentar ganhar um poder maior do que Vayne e lutar ao invés de pedir por paz. Anastasis informa-a da Sword of Kings, uma relíquia de Rei Raithwall que pode destruir nethicite. Com ela, ela pode cancelar o uso de Vayne da Dusk Shard, e ter uma chance de lutar com Ondore e Rozarria contra Archadia. Ele manda-os para Stilshrine of Miriam para recuperar a espada.
- Batalhando contra outro Esper, Mateus, Ashe obtém a Sword of Kings. Balthier sugere que ela use-a para destruir a Dawn Shard como um teste. O fantasma de Rasler aparece para ela, tentando impedi-la de fazer isso (Occuria, que está projetando a imagem, quer o nethicite permanecendo como suas ferramentas). Ashe balança a espada, mas erra por vontade própria. Fran detecta uma cessação de Mist dele, e entende que a espada é real.
- Assim que voltam a Mt Bur-Omisace, eles acham-a sob ataque de forças imperiais. Larsa foi levado por Gabranth, e Bergan matou Anastasis. A equipe ataca Bergan e mata-o, descobrindo que seu corpo inteiro foi revestido com nethicite manufaturado. Al-Cid, que sobreviveu, pede que Ashe volte para Rozarria e convença-os a baixar suas tropas, mas Ashe recusa-se, deizendo que seu plano de usar a Sword of Kings contra a Dusk Shard. Balthier sugere que a Dusk Shard esteja em Draklor Laboratory, em Archades.
- A equipe segue para Mosphoran Highwaste e então para Salikawood, onde reunem um bando de moogles artesões para consertar a estrada para Phon Coast. Eles passam pela costa, Tchita Uplands, e Sochen Cave Palace, finalmente chegando em Old Archades. Balthier encontra um velho conhecido de nome Jules, que ajuda-os a passar para Archades começando um tumulto. Balthier vai para a seção central e investiga um caminho para chegar em Draklor; ele dá a Jules alguns chops para Vaan alcançá-lo. Jules embolsa os chops e faz Vaan correr pela cidade coletando seus próprios chops para pegar a balsa, atrasando ele. No meio tempo, Judges reforçam a entrada, assegurando que Vaan e os outros não infiltrem-se. Enquanto Vaan faz uma perturbação, Jules irá estar coletando sua própria informação sobre Draklor para vender pela oferta mais alta.
- Jules apresenta-os para um motorista que leva-os até Draklor. No meio tempo, porém, Zecht/Reddas conseguiu chegar em Draklor, pretendendo confrontar Cid. Vaan encontra a maioria dos guardas já incapacitados. Quando eles chegam no 70° andar, Reddas ataca-os, mas rapidamente percebe seu erro. Eles confrontam Cid juntos no último andar. Após a luta, Reddas ataca Cid, mas é impedido por Venat, que finalmente mostra-se. Cid escapa, mas provoca Ashe, dizendo para ela ir para Giruvegan, onde ela poderia achar uma nova pedra, e que ele pretende ir lá também.
- Reddas leva-os de volta para Balfonheim. Balthier sugere que sigam Cid para Giruvegan; Cid tem a pedra, e se eles destruírem ela com a Sword of Kings, Vayne irá ser deixado sem uma carta de trunfo, e as forças aliadas da Resistência e Rozarria podem acabar com Archadia. Reddas recusa acompanhá-los, ao invés disso investiga documentos achados em Draklor que apontam para Ridorana Cataract e Pharos Lighthouse. A equipe segue para Feywood, onde um mar de Mist espera. Uma visão de Rasler aparece para Ashe e abre o caminho em frente, para a cidade de Giruvegan. O portão que barra a porta apenas responde àquele que comanda Belias, o Gigas. Apesar de Balthier querer esperar por Cid na entrada, o fantasma de Rasler aparece e leva Ashe mais fundo na cidade.
- Após chegar no Great Crystal e derrotarem o Esper Shemhazai, Ashe acha-se sozinha em um lugar estranho. Occuria fale com ela e dá a ela a Treaty Blade, e confiando-a a tarefa de destruir o Império Archadiano e Venat. Eles dão a ela dicas levando para Pharos Lighthouse em Ridorana, onde ela deve achar a Sun-Cryst e cortar novos nethicite dele. Basch é contra a idéia dos Occuria. Balthier percebe que Cid nunca viria lá; ele queria que Ashe encontrasse Occuria, apesar de ele ainda não adivinhar qual o verdadeiro propósito de Cid, este é dar energia ao Bahamut.
- Larsa implora que Vayne faça um acordo com Ashe, mas Vayne clama que Ashe quer guerra, não paz. Larsa e Vayne mandam Gabranth para espionar Ashe e ver o que ela deseja.
- Os piratas de Reddas vão por águas acalmadas em Ridorana Cataract, por causa de um enorme mar de Mist. Após uma operação de resgate, Reddas dá a Balthier uma skystone que funciona em jagd (liberada de Draklor), permitindo que ele voe em direção a Ridorana. Reddas acompanha-os.
- Balthier diz a Vaan que pegue a Strahl se alguma coisa acontecer com ele. Eles acham uma inscrição de Rei Raithwall avisando eles de três chefes que esperam-os, e para não confiar em ilusões. Eles lutam contra outro Esper, Hashmal, no caminho acima. Eles encontram-se na sala da Sun-Cryst. Rasler de novo aparece para Ashe, indicando que ela deveria usar a Sun-Cryst para destruir o Império. Gabranth aparece então, bajulando-a a fazer isso. Ele tenta enfurecê-la contando que ele matou o pai dela. (Aparentemente ele secretamente deseja ver o Império cair, ainda curando uma ferida contra eles pela destruição de Landis.) Ele luta contra Reddas, que revela sua verdadeira identidade como Zecht. Ashe finalmente percebe que a imagem de Rasler é apenas uma ilusão de Occuria, e resolve destruir a Sun-Cryst. Gabranth batalha com eles, até Cid aparecer.
- Cid dispensa Gabranth, que ataca ele, apenas para ser jogado para trás por Venat. Cid usa a Sun-Cryst para despertar a Bahamut. A equipe batalha contra Cid, que invoca o Esper Famfrit. Eles derrotam-o, e logo seu corpo desaparece. Ashe e Vaan tentam atacar a Sun-Cryst com a Treaty Blade e Sword of Kings, mas não podem alcançá-la devido ao incrível poder fluindo de lá. Reddas pega a espada de Ashe e diz para eles correrem. Ele pula contra a Cryst, batendo nela e fazendo-a explodir. O resto da equipe escapa, mas Reddas é consumido em chamas.
- A equipe volta para Balfonheim, onde encontram Al-Cid esperando eles. Ele informa-os que não teve sucesso em assegurar que Rozarria tomasse atitudes pacíficas; e além disso diversos generais militares foram para a Resistência. Houve um confronto militar na velha Nabradia e isso requeriu uma declaração de guerra em ambas as partes de Archadia e a Resistência - e o campo de batalha é Dalmasca. Rozarria atualmente espera pela investida do Império para lutar junto com a Resistência, mas é apenas uma questão de de tempo antes de juntarem-se.
- Vayne comanda a Bahamut e segue para Rabanastre. A Strahl segue para a Bahamut. Vaan imita a voz de Larsa usando o aparelho de Balthier para imitar vozes, e Ondore fica convencido a deixá-los continuar para a Bahamut na batalha aérea. (Larsa tenta convencer Vayne a parar o confronto, mas Vayne demanda completa aniquilação.) A equipe desembarca e vai encontrar Vayne. No caminho, eles são de novo atacados por Gabranth. Ele é derrotado, e Basch tenta convencê-lo a terminar seu ódio.
- Eles encontram Vayne e Larsa, que finalmente levanta sua espada contra seu irmão. Eles derrotam Vayne, mas ele usa o nethicite manufaturado deixado por Cid para tornar-se Vayne Novus, uma monstruosidade de pele cinza. Vayne diz a Gabranth para derrotar Larsa; Gabranth responde levantando sua espada contra Vayne. A equipe batalha contra Vayne Novus; após a batalha, Gabranth tem sucesso em perfurar Vayne. Vayne lança um golpe contra Gabranth, mandando-o através da sala. Ele invoca um ataque final contra ele, mas Larsa o salva absorvendo o ataque com a nethicite. Vayne escapa...
- Vayne, apesar de acreditar estar morrendo, é diretamente possuído por Venat, invocando pedaços da Bahamut para ele próprio até parecer um dragão mecânico gigante. Ele começa a destruir naves na esquerda e direita. Porém, a equipe ataca esse novo chefe, The Undying, e prevalece.
- A equipe (com Larsa, e Basch carregando Gabranth) escapam na Strahl, mas a Bahamut para de funcionar. Balthier e Fran voltam para dentro para consertá-la e evitar que ela esmague Rabanastre. Gabranth pede a Basch que continue sua missão de proteger Larsa, então morre.
- A Strahl começa a mover. Basch, usando o aparelho de imitar vozes de Balthier, então finge ser Judge Gabranth e transmite um cessar fogo, com Larsa confirmando a ordem. Ashe então repete o cessar fogo para Ondore. Eles declaram o fim da guerra.
- Judge Zargabaath, a bordo da Alexander, transmite uma mensagem: A Bahamut está em curso de bater em Rabanastre. Ele pretende bater nela com a Alexander, e ordena suas naves para atirar nos restos da Alexander depois. Balthier então contata Ashe, pedindo que ela mande suspender o fogo até ele consertar a Bahamut. Nós vemos ele carregando Fran (inconsciente devido ao cair de escombros). Então a Bahamut cai na terra, fora de Rabanastre.
Um ano depois (707 O.V.):
- Lorde Larsa agora é Imperador. Basch é agora um Judge e seu protetor pessoal. A coroação de Ashe como Rainha de Dalmasca deve acontecer em um mês.
- Penelo e Vaan retornam para Rabanastre para viver em paz (a Bahamut permanece presente nos arredores da cidade). Eles tomam conta da Strahl na ausência de Balthier. Vaan também conseguiu de alguma forma dinheiro para comprar sua própria airship.
- Penelo retorna para o hangar da Strahl e descobre que foi "roubada" por Balthier: uma carta e um anél permanecem. O carta diz: "Alguma coisa mais valiosa: um Esconderijo de Glabados. Eu espero em Bervenia." O anél é o anél de casamento de Ashe, que retornou para ela.
Sidequests:
- Você pode caçar 45 monstros diferentes (marks), tanto de placas de notícias ou de Montblanc em Clã Centurio. Em um ponto, há relatos de um bangaa atacando caçadores de mark. Monid, um bangaa membro de Centurio, e Montblanc postam uma caçada falsa em um esforço para deixar Vaan e Balthier fazê-la. Eles sem saber da farsa aceita,, e vão para Ogir-Yensa Sandsea, onde eles encontram com Ba'Gamnan, que são finalmente vencidos.
- A caçada final é Yiazmat. Para destravá-lo, primeiro você deve derrotar Hell Wyrm em Sochen Cave Palace. Hell Wyrm tem 10 milhões de HP e muitas barras de vida. Yiazmat está no coliseu em Ridorana Cataract, e tem 50 milhões de HP. Derrotar ele (que requer muitas horas, porém você pode sair e voltar para continuar) dá a você um dos três ingredientes para a Wyrmhero Blade, e reúne Montblanc com seus cinco irmãos.
- Duas das caçadas podem ser encontradas em Pharos Subterra, os três níveis mais baixos de Pharos Lighthouse que ficam disponíveis após passar por lá a primeira vez.
- Outra caçada está na parte mais profunda de Lhusu Mines. Para explorá-la totalmente, duas chaves são necessárias para achar; uma na caçada de Antlion, e outra em Phon Coast Hunter Camp. A mark nesse caso é Gilgamesh. A equipe encontra ele em uma ponte; após lutar contra ele e Enkidu, ele corre. A segunda batalha é mais difícil. Após vencê-lo, ele deixa para trás uma réplica da Wyrmhero Blade, que ele rapidamente volta para pegá-la enquanto a equipe está de costas.
- Além dos cinco Espers encontrados na história, há no mínimo mais oito a ser obtidos.
Falando com um nu mou em Mt Bur-Omisace após ser atacado dá uma chave que funciona em Stilshrine of Miriam. Seguindo o caminho leva até o Esper Zeromus.
Em Mosphoran Highwaste, os templos na área de descanso contém "floatweed". Flutuando os corretos abre um caminho para o Esper Exodus.
Zertinan Caverns abrem em um certo ponto da história, e uma previamente inalcansável agora contém o Esper Adrammelech.
As comportas de Garamsythe Waterway podem ser usadas para levar até o Esper Cúchulainn.
Barheim Passage pode ser aberta com uma chave obtida após ajudar uma viajante bangaa na vila de Dalmasca Estersand. A passagem explorada mais a fundo leva ao Esper Zalera.
Três nu mou guardam uma chave para o Necrohol of Nabudis. O líder está em Nabreus Deadlands; um está em Archades, outro na casa de Dalan em Lowtown de Rabanastre. Após coletar alguns medalhões, eles abrem um caminho para três portas em Necrohol. Atrás da terceira porta tem o Esper Chaos.
Assim que coletar dez Espers, um geomancer em Jahara irá abrir um caminho em Henne Mines. No fim da nova seção aberta fica o Esper Zodiark.
Após vencer Shemhazai em Great Crystal de Giruvegan, um novo caminho irá abrir, com muitos portões nomeados pelos símbolos do Zodíaco. No fim fica o Esper Ultima, assim como um caminho para um chefe extremamente difícil, Omega Mark XII. Derrotar Omega garante outro dos três ingredientes para a Wyrmhero Blade.
- Você pode ir pescar coletando uma vara (a Muramata) em Balfonheim e dando para um homem na vila de Dalmasca Estersand. Após pescar vezes o bastante, e derrotando Gilgamesh, você deve ir em uma longa caçada de tesouro envolvendo muitas pistas diferentes. Leva você até um ponto em Barheim Passage, onde Gilgamesh de novo aparece. Ele dá a você a vara Matamune, clamando que ele estava procurando por outra lâmina lendária, mas apenas encontrou uma vara de pescar. Com a nova vara, você pode pescar até o fim, ganhando o terceiro ingrediente para a Wyrmhero Blade.
- Em Phon Coast Hunter Camp você pode começar uma missão onde deve caçar monstros raros. Há no mínimo 80 deles (apesar que apenas 30 dão troféus que você pode dar ao acampamento).
- A colônia em Giza Plains toma conta de cockatrices; porém, em um ponto da história, eles todos fugiram. Você deve coletá-los de praticamente todas as cidades no mundo antes de terminar a sidequest. Você deve falar com eles achando a Feather of the Flock em Giza Plains durante a estação de chuvas.
- Você pode correr com Rikken e seus amigos em Balfonheim de uma maneira similar a corrida de Vivi em FFIX, apesar que os prêmios não são ótimos.
- Você pode achar garrafas de Bhujerban Madhu (lícor) ao redor de Bhujerba e vender para pessoas na cidade.
- Viajando em airships comerciais, você pode começar uma missão onde deve encontrar as chefes de cabine em cada airship (são todas irmãs); entregando todas as cartas você ganha um prêmio.
- Você pode achar uma viera em Rabanastre e fazê-la encontrar sua "alma gêmea" após correr de um lado ao outro atrás deles.
- Ktjn, outra viera em Rabanastre, irá perguntar a você questões durante o jogo; suas decisões irão afetar o que finalmente decide fazer com a vida dela, e você irá ganhar um prêmio.
- Há muitas outras pequenas missões para fazer, mas nenhuma realmente merece uma menção aqui.












Tutorial completo.


BOSS: Remora Airship ( Nave Remora )


Ataque ou use Thunder, tente evitar sua área de ataque, Basch vai utilizar seu Mist Knack para eliminar o inimigo quando este estiver com energia baixa.


Continue subindo, use o mapa se necessário, ha vários inimigos, mas você não precisa matar todos, no caminho ha dois itens em baús, aproxime-se deles e pressione (circulo) para pelá-los. Na próxima área existe um Save Crystal, salve seu jogo e continue subindo, Reks vai ficar para enfrentar os soldados enquanto os outros avançam, mate-os, prossiga e entre pela porta, vão acontecer algumas cenas, depois você vai começar o jogo propriamente dito, como Vaan.


The Royal City of Rabanastre with Vaan ( A Cidade Real de Rabanastre com Vaan )


Como Vaan, mate os 3 ratos, o menu Equip e World map serão liberados, depois você pode explorar a cidade, mas ainda não dá pra entrar em nenhuma loja, encontre Penelo ao norte e depois vá até a loja de itens para falar com Migelo, depois você pode entrar em todas as lojas. Seu próximo destino é o restaurante Sand Sea, falar com Tomaji, você vai receber o acessório Oluakea Bangle, e receberá sua primeira Mob Hunt, alem disso, Clan Report e License liberados no menu. Clan Report tem as mob hunts, com os nomes dos monstros, mapa do cliente (aperte quadrado) e algumas vezes o nome do lugar onde o monstro está, também tem um catalogo dos monstros, uma coleção de figuras e a ajuda do jogo. License tem as magias, habilidades e equipamentos que você tem que comprar com LP antes de usar, parece um pouco com os Spheres do FFX.


The Dalmasca Eastsand ( O Pequeno Deserto de Dalmasca )


O lugar é grande, você pode lutar pra ganhar experiência, mas cuidado com o dinossauro Wild Zaurus, pois ele pode te matar com um só golpe. Também tem alguns tesouros e tem um acampamento ao norte onde você pode descansar por 100Gil, fique esperto em alguns pontos brilhantes no chão, que são itens ou Gil pra você pegar. Vale lembrar que nesse jogo, pra você conseguir Gil você precisa vender itens que você pega dos monstros, essa categoria é um saquinho com uma estrela, cuidado apenas para não vender o Terepotosuton - Teleport Stone - ( que você usa pra teleportar-se usando os cristais dourados) ou Gisahl Greens ( que você dá pra alguns chocobos ).


BOSS: Stray Tomato ( Tomate Disperso )


Ele esta no meio do deserto, quando os HP dele estiverem pela metade, ele vai fugir, siga e termine de mata-lo, cuidado com o ataque de fogo, Vaan encontrara uma Galvana Flower no chão...


In back to the Rabansatre ( De volta á Rabanastre )


Chegue no portão e fale com Kaitz, depois da cena, vá para Downtown, tem três entradas, você também pode sair pelo portão Sul e Oeste agora, no portão Sul tem um Moggle vendendo mapas. Vá receber a recompensa pelo Stray Tomato no restaurante também. Explore Downtown para conseguir alguns itens e depois vá para o sul desse lugar, entre por uma porta para falar com Daran.


Giza Plains ( Planícies de Giza )


Vá até o meio deste lugar, tem um pequeno acampamento, fale com Mashua, Penelo entra no grupo, fale com Kamina e saia, você ganha alguns itens de Penelo e tem o Gambit habilitado, para mudar o líder, pressione cima ou baixo no direcional comum. Você tem que encontrar um garoto perdido, vá até o Sul, em uma pequena área e ele estará lá, falando com ele, você recebe uma pedra, e surge um marcador na tela chamado Energy, va até as pedras que estão brilhando para carregar até 100% e você recebe a Sun Stone, volte até Mashua para receber a recompensa(50 Gil, 2 Potion e 2 Teleport Stone). Volte agora mais uma vez para Rabanastre.


Rabanstre with Vaan's Plane ( Rabanastre com o Plano de Vaan )


Quando você voltar a cidade, Penelo deixará o grupo. Volte para falar com o velho, Daran, ele vai te dar a Crescent Stone, vá para a área de estocagem, ao norte de Downtown, tem uma pequena sala com duas portas, vá á que leva á uma cena que mostra a princesa Ashe e levará ao castelo.


Garamsythe Waterway ( Caminho d'água para o Palácio )


Dica importante: caso ainda não tenha alguma magia, Cure ou alguma de ataque volte para Rabanastre para comprá-la e habilite-a no License Board (sendo que as magias no License são os cajados). Esse labirinto não e muito complicado, siga até a saida, e vá matando os inimigos que não são nem um pouco complicados...


The Royal Palace of Rabanastre ( O Palácio Real de Rabanastre )


Dica importante: Pelo amor de Deus, salve o game em outro slot, já que você não poderá mais voltar á cidade. Siga em frente para encontrar uma escada com Seeqs lá além de pessoas revoltadas com o Império. Fale com um dos Seeqs, e ele vai lhe ajudar. Aperte (quadrado) para chamar o guarda, saia de perto, espere ele conversar com o Seeq, e suba a escada que ele estava bloqueando. Agora você estará num mini-game um pouco difícil. Procure os símbolos Lion Mark e engane sempre os soldados até achar um lugar com uma parede que tem uma grade com luzes nela. Examine para poder entrar numa passagem. Vaan finalmente rouba a Godess Magicite, e encontra os piratas e ladrões Balthier e Fran. Depois corra até o portão para ver uma CG caprichada.


Garamsythe Waterway ( Caminho d'água para o Palácio )


Salve o game no outro Slot e desça as escadas para encontrar uma jovem chamada Amália (na verdade, a princesa Ashe disfarçada). Ela se juntará á seu grupo como Guest (você não poderá controlá-la). Mate os guardas imperais e siga para encontrar seus primeiros verdadeiros chefes.


BOSS: 4 Puddings - 280 HP cada


Caso tenha a magia Fire, será uma boa pedida para a batalha. Enfrente primeiro a maior e depois as pequenas. Use Remedys para curar os status negativos que elas deixam.


Siga em frente e salve o game mais uma vez...


BOSS: Bush Fire ( Flama de Fogo) - 3571 HP


Este chefe é um pouco mais difícil que os outros. Deixe que Amália cure todos com suas Potions e ataque bastante, tomando cuidado com ele. Sempre troque de líder para causar maior dano em um ou outro para enganar ele. O principal líder é Vaan, deixe Fran e Balthier curando e atacando sozinhos.


Nalbina Dungeons ( Dungeons de Nalbina )


Saida da parte com areia e vá para um portão, onde antes tem um SavePoint.


BOSS: 3 Seeqs


Como seu acessório foi arrancado, você terá que acabar com eles na base do soco, e da magia mesmo. Eles são um pouco difíceis e cuidado, pois você não terá Potions, para se curar só com a magia Cure. Aproveite também os golpes de Balthier. No caminho para a frente, há um pote com o mapa do lugar. Siga então para uma sela onde há uma saída de lá.


The Barheim Passage ( Caminho de Barheim )


Compre itens com o vendedor, e depois, examine a estrutura perto do SaveCrystal. Fale com o Bangaa e pegue a bateria com ela. Coloque na estrutura e depois mexa no botão pertinho do Bangaa para abrir uma passagem. Consentre-se nos Mimics, que são aranhas mecânicas que drenam as energias dos cabos. Se na barra Battery ficar menos de de 50% monstros fortes vão aparecer. Siga pela frente para Basch encontrar uma espada que parece sagrada. Mais um Chefe aparece.


BOSS: Mimic Queen ( Rainha das Aranhas-mecânicas )


Derrote-a com golpes de Vaan, deixe Basch atacar com sua nova espada que é muito boa, e jogue com Balthier, tomando certa distância da Mimic, e atirando. E não deixe acabar a energia no lugar pois assim ela fica mais forte...


Dalmasca Estersand ( Pequeno deserto de Dalmasca )


Volte para Rabanastre e vá matando os inimigos. Evolua bastante, pegue LPs, e cuidado com os inimigos mais fortes, como o dinossauro e aqueles bichos com um pé enorme.


The Royal City of Rabanastre ( A Cidade Real de Rabanastre )


Quando chegar aqui, todos deixam o grupo e Vaan fica sozinho novamente, vá a loja de itens de Migero, Penelo esta desaparecida, vá falar com o velho Daran, entregue a espada no lugar marcado no mapa e Basch voltará ao grupo, vá ao restaurante e encontre Balthier e Fran, fale com eles e eles também voltam ao grupo, quando estiver pronto para seguir adiante na história, vá ao terminal, junto ao West Gate. Aproveite agora para comprar equipamentos, magias e habilidades, realizar Mob Hunts e tudo mais, quando você for para A Cidade de Bhujerba, não poderá voltar por algum tempo.


The Sky-Cite of Bhujerba ( A Cidade-Aérea de Bhujerba )


Ramon irá se juntar ao grupo como Guest. Fale com o moogle vestido com preto, para comprar o mapa da cidade, caso queira. Vá então para as minas (Lushu Mines), mas antes salve o jogo.


The Lushu Mines ( As Minas de Lushu )


Tenha a Skill Libra para ver as armadilhas e o HP dos inimigos. Use o mapa como sempre, pois o caminho é bem longo. Ramon irá abandonar o grupo e a gangue do Bangaa Bangamonan resolve atacar o grupo. Não entre em batalhas pois eles são muito difíceis. Siga até a entrada da mina com o botão Botão R2 segurado para fugir de brigas.


The Sky-Cite of Bhujerba ( A Cidade-Aérea de Bhujerba )


Espalhe a notícia de que Basch está vivo pela cidade para as pessoas (não fale perto de guardas ou para eles) apertando o botão (quadrado) até a barra estiver no 100%. Depois, vá a casa do Conde Ondore e fale com o guarda. Responda para ele sempre a primeira opção.


The Drednought Leviathan ( A Airship Dreadnought Leviathan )


Após Wossler entrar no seu grupo como Guest, não toque nas linhas vermelhas nas portas, ou vários soldados aparecerão. Depois de umas salas, uma que você entra após umas escadas, tem um terminal que precisa de um cartão para ser liberado. Vá ao ponto marcado no mapa para alguns chefes.


BOSS: Judgemasters


A batalha é um tanto difícil. Você precisará de Potions e Cure, além de usar magias ofensivas constantemente.


Siga em frente, compre itens no vendedor, e continue para ter Ashe no seu grupo. Há lugares que desativam o alarme por um minuto. Aproveite e não batalhe, para não perder tempo, vá com o Botão R2 segurado até o fim... Wossler sai do seu grupo, porém Penelo volta e começará uma super-batalha.


BOSS: Judgemaster Ghis ( Juíz-máximo Ghis )


Ele é muito difícil e caso você não tenha itens e Mist Knacks, você terá que passar na sorte. Use Mist Knack para passar e tirar uns 3000 HP dele, além de atacar constantemente, com magias e tudo mais. Cure-se até quando ficar com um HP 60, pois alguns golpes do juiz são bem fortes. Use Ether para encher o MP novamente e usar mais Mist Knacks.


The Sky - City of Bhujerba ( A Cidade-Áérea de Bhujerba )


Vá na casa do Conde Ondore.


The Ogir - Yensa Sandsea ( O Deserto de Ogir e Yensa )


No SaveCrystal, teleporte-se para Rabansatre caso precise. Siga pelas plataformas e saia da área pelo oeste do mapa. Também há uma saída oeste hein!


The Nam - Yensa Sandsea ( O Deserto de Nam e Yensa )


Fale com o moogle e escolha a primeira opção. Procure a tartaruga gigante para enfrentá-la. Ela é bem fácil mas precisa ter um level bom, e ter Mist Knacks. Fale com o moogle novamente e pegue a saída de volta para The Ogir - Yensa Sandsea.


In Back to the Ogir - Yensa Sandsea ( De volta ao Deserto de Ogir e Yansa )


Suba a plataforma até ver uma cena. Você ganhará a Flor Liro quando examiná-la e fale com o moogle. Depois siga até o oeste para chegar em Tomb of Raithwall. Dica importante: caso precise de itens, magias, etc. volte ao começo de Ogir - Yensa Sandsea para encontrar o SaveCrysal que se tele-transporta para Rabanastre. A próxima área é bem difícil, cuidado.


The Tomb of Raithwall ( A Tumba dos Raithwall )


BOSS: Garuda


Use a flor no bicho para deixá-lo mais fraco. Em seguida use Mist Knacks, magias e Skills para aumentar seus atributos. Use bastante o Mist Knack de Basch que é bem poderoso. Após isso, há um SaveCrystal com opção de tele-transporte e um vendedor com itens muito melhores á vender. Depois, use o Teleporter para entrar no templo. Vá até a ponte para mais uma batalha de arrasar.


BOSS: Demon Wall ( Parede Demoníaca )


Na primeira parte do chefe ele irá para sua frente, encurralá-los. Fuja pela porta para enfrentar a segunda parte do chefe. Corra para onde estão as tochas acesas. Apague-as para paralisá-lo por um tempo. Use Remedys e magias Esuna para curar os status negativos que ele deixa. Use Mist Knacks, magias, tudo o que você tem de bom ( só não vai gastar todos seus itens também ).


Quando você acabar com ele, há 3 teleporters, o do meio ( único funcionando ) volta ao inicio da tumba(para poder retornar ao Save Crystal) e um tesouro com o mapa, seu próximo objetivo e ativar dois switches localizados em altares, no centro das áreas adiante, uma ao norte, e outra ao sul, quando ativá-los, um muro vai descer e alguns monstros surgem, portanto, mate os monstros que estiverem na sala antes de ativar, para poder passar, você precisa ativar os dois switches, use o teleporter para voltar a área central assim que ativar cada switch. Quando você passar pela passagem secreta, uma cena vai ocorrer, e você enfrenta o primeiro summon, Belias.


BOSS: Belias


Nunca use Fire pois essa magia o cura, cuidado com o ataque dele, Firaja que tira muito em dano, e ainda deixa o status Oil. Use o item Aburatori para retirar o status Oil caso haja. Use Mist Knacks e magias (não com elemento fogo). Depois, Belias estará no License Board. Uma boa é equipá-lo em Ashe, já que ela tem bom MP, já que se carrega mais rápido e é maior que dos rapazes. Depois de comprar o Belias no License Board, você terá que seguir para outra sala para encontrar finalmente a Dawn Shard no pedestal.


Army Light Cruiser Class Shiva ( Nave de Classe Alta Shiva )


Logo de cara, você enfrentará alguns soldados. Ainda não ataque Wossler, acabe com os guardas primeiro.


BOSS: Wossler


Se você equipou o Belias em Fran não dará pra usar porque ela está em estado Bersek (em que não dá pra controlar o personagem, ele está em estado de fúria). Use Belias se possível, além de Mist Knacks, mas Belias já dá pra resolver o problema.


The Royal City of Rabanastre ( A Cidade Real de Rabanastre )


Caça Mobs, compre itens novos, magias boas, quem sabe Summons, ganhe dinheiro, além de evoluir até o level 15 ao 20. É melhor estar no level 20 para passar mas tanto faz... Vá para Giza Plains.


Giza Plains ( Planícies de Giza )


Como choveu muito em Giza, agora tudo está diferente. Porém siga para Ozmone Plains, ao extremo sul do lugar.


Ozmone Plains ( Planícies de Ozmone )


Tenha personagens com arcos ou armas de fogo pois aqui há inimigos chamados de Zu, que são voadores e são só acertados por armas de fogo ou arcos. Ou talvez, tente o que é mais arriscado, fugir deles com Botão R2. Siga mais duas partes para o sul, e vá para o oeste até chegar na próxima vila.


Jahara, Land of the Gariff ( Jahara, a Terra dos Gariff )


Um Gariff chamado Spinel dá á Vaan itens de graça e um chocobo de graça. Pegue o chocobo com um moogle que está na entrada da vila e volte para a área anterior.


Ozmone Plains ( Planícies de Ozmone )


Siga com o chocobo até o nordeste da área para achar uma entrada.


The Golmore Jungle ( A Floresta Golmore )


Os monstros desse local são bem perigosos, eles podem deixa-los com vários status negativos. Vá pelo rumo em leste para poder achar um selo azul impedindo a passagem do grupo. Fan usará um poder e abrirá caminho para a Eryut Village.


Eryut Village ( A Vila dos Vieras )


Fran pede para você encontrar uma pequena viera chamada Myulin. Suba ao lugar mais alto da vila. Você encontrará o líder Yote. Após a cena, que mostra os desentendimentos de Fran com sua tribo volte para Ozmone Plains.


Ozmone Plains ( Planícies de Ozmone )


Um soldado ferido pedirá uma Potion á você. Aceite e ele deixará você usar um chocobo. Com o chocobo vá a parte que tem a entrada da vila dos Gariff, na parte sul, e vá á uma parte em que só chocobos conseguem atravessar.


The Henne Mines ( As Minas de Henne )


Você encontra switches que mudam de azul pra vermelho, fechando algumas passagens e abrindo outras, em algumas salas, quando você aciona o switch, aparecem vários Jellyes azuis, use Fira para mata-los. Primeiro mexa no primeiro switch no portão e vá para o Sul no cruzamento, você só tem como ir para Oeste, siga por vários caminhos até encontrar outro switch ( cuidado com os Jellies, você pode fugir também ), acione ele e vá para o Norte, a porta estara aberta, siga até encontrar um cristal dourado, prepare-se ( Protect,Shell,Haste ) para enfrentar outro BOSS.


BOSS: Tiamat


Preserve muito bem Larsa pois ele tem ataques muito bons e Hi-Potions infinitas. Nunca o deixe morrer, por circunstância alguma. Use seqüências de Mist Knacks, use Summons e use Protect em Larsa e em quem é mais poderoso na sua opinião (quem está com um level maior, tem atributos físicos maiores, etc.). E como a defesa de Tiamat é alta, somente tiros tirarão o dano normal, por isso Balthier e qulauer personagem que estiver usando armas de fogo, não deixe morrer também.


The Golmore Jungle ( A Floresta de Golmore )


Passe pelo selo azul ao sul da entrada da vila e vá para o leste. Se encontrar ou SavePoint, faça uso dele, pois a próxima batalha será muito difícil. Ah, e tenha a magia Esuna pois ela será quase que obrigatória para seguir...


BOSS: Elder Dragon ( Dragão Alado )


Evite usar Mist Knacks, você vai precisar do seu MP. Mate os Treants primeiro, depois concentre-se no dragao, o maior problema nessa parte é que seus ataques e seu especial causam vários status effects, alem disso, seu HP e muito alto para ser eliminado com Mist Knacks logo de cara, como foi possível com alguns BOSS anteriores, cure os status com Esuna, e remova o Oil com Oil Remover(Aburatori), pois ele também tem um ataque de fogo, que pode causar uns 2000 de dano com o Oil. Quando derrotar o maldito, prossiga para o leste.


The Paramina Rift ( O Rift de Paramina )


Explore esta área, uma passagem ao Sul leva a uma floresta muito difícil, que você vai precisar ir mais tarde, tem outra entrada que não está no mapa que leva a um templo onde tem mais um Summon, mas ainda não e hora de ir lá, Bur Omisace fica ao nordeste desta região.


Bur Omisace ( Departamento de Omisace )


Há um SaveCrysal com opção de tele-transporte e nas lojas, compre magias. Caso você queira ter o Larsa como ajuda em algum Mob Hunt, aproveite agora. Caso queira seguir de uma vez, vá para dentro do templo.


The Stillhirne of Mirian ( O Templo de Miriam )


Equipe o acessório que te deixa com MP0 e acione o switch (segunda opção). Dentro do templo, vão ter uns inimigos meio fortes, use a magia Aero contra eles, encontrando outro switch igual ao da entrada, acione ele e duas portas vão abrir no andar de cima. Cuidado com o Cristal verde, ele te ataca, depois que derrota-lo, ele torna-se um save cristal. Examine uma roda gigante e vai abrir uma passagem ( e na verdade a ponta da espada da estatua lá de cima ), você vai ter de virar três estatuas fazendo com que elas fiquem viradas para o centro (os olhos brilham ), antes da terceira estatua, você vai lutar contra outro Boss.


BOSS: Vinuscara


Use Mist Knacks e golpes. Quem tem equipamentos maiores irá ficar lento na luta então, use mais magias. Volte e entre na passagem.


BOSS: Mateus


O segundo Summon tem ataques como Slow e Sleep porém não oferece perigo. Use Mist Knacks e Belias. Ele tem um HP alto mas não há o que se preocupar....


Bur Omisace ( Departamento de Omisace )


Voltando ao templo e após a cena, mais um chefe a enfrentar:


BOSS: Judgamaster Bergan ( Juíz-máximo Bergan )


Mate primeiro os guardas, e depois o juíz. Sempre ataque com poderes físicos e escape das suas magias. se também os Mist Knacks mais fortes e tenha Protect ativado, além de deixar os personagens na batalha, aqueles que tem o level mais alto.


Nalbina Fortress ( Fortaleza de Nalbina )


Vá para a entrada que vai para o norte, em que agora os guardas não bloqueiam mais. Olhe também as lojas para comprara mais coisas. Depois disso, va para o norte e sair em Salika Woods.


Salika Woods ( Madeiras de Salika )


Nessa floresta tem muitos monstros que não atacam, aproveite para ataca-los primeiro. Pra sair daqui, você precisa voltar e juntar 9 moggles em casinhas pela floresta, eles estão indicados no mapa.


No meio da floresta também tem um cristal dourado e um chefe opcional, que se derrotado, libera um caminho pra um lugar que esta muito acima de seu nivel agora e opcional, mais detalhes nos próximos updates...


Phon Coast - Tchita Uplands ( Costa de Fonn - Terras Acima de Tchita )


Na área do SaveCrystal tem um carinha que vai te dar uma Mob Hunt ( apesar de que não e uma Mob Hunt comum, daquelas do quadro do restaurante ) e uma chave, ao norte daqui tem uma caverna que essa chave abre, você precisa passar por lá.


BOSS:Mandora Prince, King Araune, Onion Queen, Pumpkin Star, Tomato Captain ( Princípe Mandora, Rei Araune, Rainha da União, Estrela da Abóbora, Capitão Tomate )


Não subestime-os por sua aparência ridícula, ataque um de cada vez e cure os status que eles causam, depois, volte para receber a recompensa.


Sochem Cave Palace ( Caverna Real de Sochem )


Pelo norte do lugar que você enfrentou os últimos chefes há um SaveCrystal, que também lhe atacará (que cristais mais pervertidos), depois de dar umas boas chapuletadas nele, salve o game. Vá pelo norte, e evite perder HP pois o próximo chefe não tem um SaveCrystal perto, ou seja, vai ter que se curar mesmo antes de entrar no local do chefe.


BOSS: Ahriman


O chefe causa Death Sentence e Confuse e ainda por cima se multiplica quando você está com HP baixo. Mate cada cópia e se cura com Hi-Potions e magias Cure e Cura (caso já esteja). Depois do chefe, você vai ter que se curar bastante pois no caminho há inimigos poderosos e armadilhas de tirar o fôlego. Atravesse a porta para chegar em OLD Archades.


Old Archades ( Velha Archadia )


Se você não tem GIL aqui volte para Rabanastre de algum jeito, para realizar Mob Hunts e conseguir dinheiro. Seguindo ao oeste, até um lugar em que os guardas não lhe deixam passar, então, procure um homem chamado June que vai lhe pedir 1500 GIL para poder passar. Não há como não aceitar. Dê o dinheiro e ele vai desaparecer. Fale com um cara ao nordeste em que as falas aparecem em amarelo. E então, volte para falar com Jule. Ele lhe mandará falar com um cara perto daquele outro chamado Pizle. Depois volte á falar com o mercenário do Jule. Fale mais uma vez com ele, que está agora numa caixa. Assim, os guardas deixaram vocês passarem.


The Imperial City of Archades ( A Cidade Imperial de Archadia )


Aqui tem várias lojas, aproveite para atualizar seu arsenal de armas, armaduras e magias. Para chegar ao seu próximo objetivo, você precisa pegar um táxi, vai rolar uma cena e não vão te deixar usar o táxi, vai aparecer o Jule de novo e você vai ter que pagar mais 2500 gil. Jule vai te explicar que para poder usar o táxi, você tem que conseguir 9 White Leafs, você pode juntar até 28, mas apenas 9 é o suficiente pro táxi. Fale com as pessoas, e vai aparecer um texto na parte superior com um breve aviso de ?Memorized?, procure pessoas que falam a mesma coisa que está nesse texto e responda á primeira opção, se for diferente, responda a segunda, quando memorizar o suficiente, vai aparecer um aviso de ?Completed?, indicando que você ganhou um White Leaf. Vale lembrar que você não pode sair da parte da cidade em que está, ou você esquece o que foi memorizado e que cada uma das quatro partes tem uma quantidade limitada de White Leafs.


Parte Sudoeste ? NirBus - 6
Parte Noroeste ? Mallbely - 9
Parte Nordeste ? Trant - 6
Parte Sudeste ? Le Anna - 7


Pra saber quantas White Leafs ainda tem em cada uma, encontre a garota do tarô, na parte sudeste, se você juntar todas as 28, vá a qualquer loja e troque elas por uma Black Feather, que será usada em uma subquest. Quando estiver pronto, pegue o táxi para a parte chamada Ze Noble, salve o jogo no cristal dourado, vai ter mais uma cena adiante, volte ao táxi para ir ao Draklor Laboratory.


Drakor Labroratory ( Laboratório de Drakor )


Vá seguindo pois há alguns guardas fortes e alguns monstros. Siga até onde puder. Depois, encontre o elevador e vá ao andar F67, depois siga para a NE Research Room e pegue o Card Key e o mapa, há duas salas próximas ? 03 com um painel e 04 com um SaveCrystal, cheque o painel no 03 e volte ao elevador e suba ao F68. No F68 vá para leste e entre na sala 03, acione o painel e vá a oeste acionar o painel na sala 04, depois siga para sudoeste e acione o painel na sala 11, depois siga para o elevador sul, suba ao F70, salve e prepare-se para o combate.


BOSS: Doctor Cid & 4 Luke


Dê um Dispel nos inimigos e prepare-se para o combate. Use magias e se tiver Reflera ou Reflect, use para proteger e revidar magias. Se a coisa apertar demais, use Mist Knacks ou Summons.


Port of Barfonheim ( Cerobi Steppe )


Na primeira área dê uma conferida nas lojas, e na entrada da cidade há um Save Crystal com opção de tele-transporte, e saia da cidade. Chegando em Cerobi Steppe, lembre-se, esteja preparado pois nessa área há Shield Dragons, dragões poderosos que dão muita experiência. Vá para Noroeste, para chegar em Tchita Plains.


Tchita Plains - Paramina Rift ( Planícies de Tchita - O Rift de Paramina )


Volte para Paramina Rift. Siga até um SaveCrystal e prepare-se para um chefe.


BOSS: Roughlesia


Primeira a coisa a se fazer, use logo Misty Knacks ou Summons, aproveite bastante que aqui o MP fica maior para usar e abusar de poderes mágicos. Vá aos templos agora, e após ver cada Ilusion, siga ela para chegar em outro templo. Após isso, você vai encontrar um templo ao centro. Vá a ele, onde o caminho levará á uma ponte de pedra. Invoque Belias e acione-a.


The Ancient City of Giruvegan ( A Anciã Cidade de Giruvegan )


Há logo no início um SaveCrystal, compre itens, magias, e caso ainda falte um equipamento que precise, compre. Use os Tlepotes até chegqar em um chefe.


BOSS: Didaros


Se tiver Haste, use-o, depois use Dispel nele, além de Mist Knacks. Cuidado com o ataque dele que tira 1500 de dano em todos os personagens. Se quiser também use Belias ou outro Summon. Use o Teleporter, siga neste lugar ao sul e acione um Switch para abrir o caminho, perto dos Switches tem uns Mithril Golens, você tem que acionar mais um Switch prosseguir na direção oeste, há um caminho secreto que se forma quando você pisa nele, que leva ao mapa seguinte, que é o mesmo conceito, se você ficar perdido use o mapa, os Switches ficam marcados nele. Você vai parar em um lugar com um SaveCrystal, encontre o caminho secreto mais uma vez,
no meio do mapa e você vai chegar a um grande circulo onde um chefe o espera.


BOSS: Tyrant


Use Summons, hablidades, use também Esuna para curar os efeitos negativos. Use Confuse nele, além de também Mist Knacks e magias do elemento em que ele tem mais vulnerabilidade (para saber o HP, MP, e vulnerabilidade dos inimigos use o poder Libra). Use o Teleporter para chegar a Big Crystal. Em Big Crystal, você fica sem o mapa, e o mapa geral só mostra a altura em que você se localiza. Ignore o Switch acima que ainda não pode ser acionado ainda. Seu objetivo é descer, acionando os Switches para desativar os selos e abrir caminho. O selo (Gate Scorpion) não pode ser aberto agora, portanto, siga na direção contraria e passe por duas plataformas circulares até chegar ao teleporter VII. Três caminhos, pegue o do meio para pegar um tesouro e volte, agora o da esquerda, que tem o Switch Cancer, que abre o caminho da direita, siga até encontrar o Teleporter V. Nessa próxima área você encontra o Gate Pisces, que não nos importa agora, vá ao caminho oposto para encontrar um switch para o Gate Aries, agora volte ao lugar do Gate Pisces e siga pelo outro caminho para encontrar o Switch para o Gate Pisces e o Gate Aries, passando pelo Gate Aries, você encontra o teleporter III.
Chegando ao outro lado, siga e prepare-se para enfrentar Shumihaza.


BOSS: Shumihaza


Use Dispel nele, além de se preocupar pois ele causa Silega (causa Silence em todos). Também use Bio nele, pois ele absorve magias elementais. Se lembre de usar Mist Knacks e Summons. Depois da batalha, Shumihaza se revela seu summon. Habilite-o em algum personagem, Ashe é melhor como já dizia antes. Pegue o último Teleporter e vá para Barfonheim. Fale com Ledas, ele entra como Guest, agora você tem que ir para uma ilha que fica no canto sudeste do mapa usando a sua nave, vá para qualquer Terminal e fale com a atendente, você pode ir a vários lugares, quando estiver pronto vá para Ridorana Cataract.


The Ridorama Cataract ( A Catarata de Ridorama )


Se preocupe com as armadilhas e principalmente com as que tem perto do SaveCrystal. Depois chegando em The Pharos of Ridorama, mais um chefe á enfrentar.


BOSS: Hydro


Como ele é um morto-vivo, itens e magias de cura causam bastante dano nele. Cuidado com o status Vírus que ele deixa, cure com Vacine ou Remedy. Use magias de cura nele e também use seus ataques físicos. No primeiro andar do farol, você precisa matar uns monstros e pegar as pérolas negras que saem deles (um ponto azul que você precisa pegar pressionando (circulo) bem chato de pegar as vezes), e usá-los nos três pilares que ficam em torno da estrutura central, feito isso, uma porta selada no lado oposto vai se abrir e você vai enfrentar um chefe.


BOSS: Pandemonium


Use Dispel nele, além de Mist Knacks, e se possível, Summons. Quando ele ficar com HP baixo, vai ficar imune á qualquer ataque, então espere, e vá se curando, além de tomar muito cuidado. Use o Teleporter da entrada que está ativado. Na segunda parte, você tem que matar uns monstros (Kojas, chamas verdes) pra fazer o caminho de blocos estilo Tétris formarem o caminho, fique esperto se surgir um monstro raro desse tipo (Vishnu - ele tem muito mais HP que o normal, você pode roubar um Ribbon dele).Mate seis Kojas para seguir. Na segunda área, uns monstros iguais(Didras), mas com chamas vermelhas vão surgir, não os mate, ou um pedaço do caminho desaparece.Mate seis Kojas pra primeira ponte, depois você precisa matar dez e na ultima parte, mais longa, apenas quatro. Depois mais um SaveCrystal e um inimigo poderoso. Use Dispel, Slow, Oil e poderes de fogo. Caso fique com dificuldade, use Summons. A seguir, você precisa escolher um dos quatro altares para acionar, cada um deles vai selar alguma habilidade sua (ataque, magia, item ou mapa), aconselho a desabilitar item, entre por uma das portas e procure subir, no F64 vai ter mais um SaveCrystal e você vai enfrentar mais um sub-chefe. Fenrir é um pouco forte, então, use o que você já sabe, Summons, Mist Knacks, e evite magias e armas elementais pois causam menos dano nele. A seguir, use um dos quatro altares para desativar o selo e pegue o elevador para o F67, salve e pegue o teleporte.Você vai ter que pegar vários Teleporters para subir, eles tem cores, se você pegar a cor errada, você vai parar num lugar nada agradável? F80-preto, a seguir, procure um muro secreto (aparece uma exclamação) e pegue o verde, saia por um dos dois caminhos (cuidado com a armadilha) e pegue o vermelho, em seguida o amarelo e nesse lugar, procure mais um muro secreto e pegue o teleporter,
em seguida, prepare-se para mais um Summon-Battle.


BOSS: Hashmalin


Use Dispel, não use coisas elementais, e também como outro chefe, ele fica vulnerável ao ter baixo HP. Use - o como summon em algum personagem, e depois salve o game para mais duas batalhas seguidas.


BOSS: Judgemaster Gabranth ( Juíz-máximo Gabranth )


Use Dispel nele e ataques físicos com os personagens que tem mais level, além de usar Mist Knacks, assim, se a coisa apertar use também Summon.


BOSS: Doctor Cid, Famfrit


Tire bastante do doutor Cid com magias, ataques e Mist Knacks. Quando seu HP estiver baixo ele invocará o summon Famfrit. Mate o summon primeiro com Mist Knacks, magias, atquese Skillls. Cuidado com os efeitos negativos que o summon deixa, cure com Esuna ou Remedy. Depois de matar o summon, acabae finalmente com Doctor Cid.


Dica importante: Agora depois de ganhar o summon Famfrit, será a parte final do game. Caso queira completar sidequests, qualquer coisa, volte e depois vá ao terminal para pegar uma nave que o levará á nave Imperial. Foi dado o recado, então.


Sky Fortress Bahamut ( Fortaleza-Aérea de Bahamut )


Siga até a área central, Lift Control para ter as últimas batalhas do game.


BOSS: Judgemaster Gabranth ( Juíz-máximo Gabranth )


Use Summons, Mist Knacks, Skills fortes que deixam status negativos nele, além de magias da brava. Assim, você não terá muita dificuldade no chefe. E não se esqueça de usar magias de cure, e deixar os personagens mais poderosos em level, e quem está com o Summon.


BOSS: Vayne


O imperador está cheio de sede do sangue do seu grupo. Sua primeira forma é bem fácil, atire, use magias, cuidado com os Overdrives, e use e abuse se Larsa que estará na luta.


BOSS: Vayne Second Form


Gabranth ajudará na luta como Guest, então, como Vayne está imune á qualquer coisa mágica, se concentre nos ataques mano-a-mano.


Final BOSS: The Immmortal One ( Vayne Changed )


Se possível, use Summons, mas não é complicado. Basta seguir atacando. Use magias de cura, cuidado com seus Overdrives que tiram metade do Hp de todos além de se curar com X-Potins e Curaga.






Monstros.


Rare Games.


Número
Nome
Troféu
Onde e como encontrar




1
Aspidochelon
    Sim
"Feddik River" de Cerobi Steppe, tem 40% de chance de aparecer

2

Thalassinon
   
    Sim

"The Vaddu Strand" de Phon Coast, você precisa ir para a elevação na extrema direita do mapa e esperar alguns segundos enquanto olha para a praia
3
Greeden
    Não

"Banks of the Nebra" de Dalmasca Estersand, você precisa ficar 3 minutos na área sem matar Cactites e Cactoids, então ele aparece na margem do rio

4

Bull Croc
   
    Não

"The Shred" de Ozmone Plain, tem 20% de chance de aparecer

5

Gavial
   
    Sim

"No.10 Channel" de Garamsythe Waterway, você precisa drenar a água dessa parte e esperar pelo monstro por 10 segundos

6

Wary Wolf
   
    Não

"Summit Path" de Mosphoran Highwaste, ele tem uma chance de substituir qualquer Worgen

7

Kaiser Wolf
   
    Sim

"Corridor of Sand" de Dalmasca Westersand, você precisa ter matado Lindbur Wolf antes

8

Lindbur Wolf
   
    Não

"Shimmering Horizons" de Dalmasca Westersand, você precisa fazer chain com mais de 21 Wolf para ele aparecer aqui

9

Dreadguard
   
    Sim

"Walk of Dancing Shadow" de Feywood, ele tem 40% de chance de substituir qualquer Mirrorguard no lugar

10

Crypt Bunny
   
    Não

"Walk of Stolen Truths" de Feywood, você precisa matar todos os Tartarus e mais de 6 Cerberus na área para ele aparecer

11

Spee
   
    Não

"Sun-dappled Path" de Salikawood, ele tem 15% de chance de aparecer após matar um Wyrdhare
12
Rain Dancer
    Não

"Gizas South Bank", "Warrior's Wash" e "Toam Hills" de Giza Plains durante temporada de chuvas, ele tem 20% de chance de aparecer

13

Razorfin
   
    Não

"North Spur Sluiceway" de Garamsythe Waterway, ele tem 10% de chance de substituir qualquer Ichthon no lugar

14

Apsara
   
    Não

"The Mauleia Strand" de Phon Coast, você precisa matar mais de 10 Piranhas para ele aparecer perto da praia

15

Rageclaw
   
    Sim

"Piebald Path" de Salikawood, você precisa esperar um minuto na área e não matar nenhum inimigo

16

Biding Mantis
   
    Sim

"The Needlebrake" de Golmore Jungle, você precisa ter seu relógio com os minutos entre 30 e 59 minutos para ele aparecer aqui
17
Wood Toad
    Não

"Corridor of Ages" de Salikawood, ele tem 20% de chance de aparecer, mas como estará invisível você precisa refletir uma magia para atingi-lo

18

Tarasque
   
    Não

"Garden of Life's Circle" de Tchita Uplands, você precisa fazer Chain de mais de 21 inimigos no lugar para ele aparecer

19

Grimalkin
   
    Sim

"Uazcuff Hills" de Tchita Uplands, ele tem 10% de chance de substituir qualquer Coeurl no lugar

20

Nekhbet
   
    Não

"Sand-swept Naze" de Dalmasca Estersand, ele tem 20% de chance de aparecer após você matar um Cockatrice

21

Glaring Eye
   
    Não

"Crossover C" e "Phase 2 Shaft" de Henne Mines, ele tem 10% de chance de aparecer após matar um Hecteye
22
Cultsworn Lich
    Não

"Southfall Passage" de Tomb of Raithwall, você precisa encontrar um Lich e deixá-lo com menos de 50% de HP sem matá-lo, então
espere ele se dividir que terá 20% de chance de surgir um Cultsworn Lich

23

Evil Spirit
   
    Não

Várias áreas de Great Crystal em Giruvegan, ele tem 5% de chance de substituir qualquer Forbidden na dungeon

24

Juggernaut
   
    Não

"White Magick's Embrace" de Feywood, você precisa ter seu relógio com os minutos entre 0 e 10 minutos para ele aparecer aqui
25
Molen
    Não

"Hourglass Basin" de Zertinan Caverns, você precisa esperar 10 segundos na parte onde aparecem as Grenades para Molen aparecer, então precisa ir até o outro lado onde ele aparece
26
Tower
    Não

"Spire Ravel - 2nd Flight" de Third Ascent em Pharos, ele tem 20% de chance de aparecer quando você chega na área através da Way Stone sem cor

27

Grey Molter
   
    Não

"Empyrean Way" de Mosphoran Highwaste, você precisa ter seu relógio com os minutos entre 10 e 20 minutos para ele aparecer aqui

28

Midgarsormr
   
     Não

"Paths of Chained Light" de Golmore Jungle, ele tem 20% de chance de aparecer

29

Nazarnir
   
    Sim

"Starfall Field" de Giza Plains durante a seca, ele tem 40% de chance de substituir Sleipnir

30

Victanir
   
    Sim

"Yellow Sands" de Nam-Yensa Sandsea, ele tem 40% de chance de aparecer mas estará invisível até você aproximar-se

31

Gemhorn
   
    Não

"Site 11" de Lhusu Mines, você precisa matar todos os inimigos na área para ele aparecer

32

Luxollid
   
    Não

"Umbra - South" de Pharos Subterra, você matar Vagrant Soul para ele aparecer aqui

33

Vagrant Soul
   
    Não

"Abyssal - North" de Pharos Subterra, você precisa ter derrotado Shadowseer e então ele terá 25% de aparecer nessa área
34
Imdugud
    Não

"Withering Shores" de Nam-Yensa Sandsea, você precisa acessar a parte sul dessa área através de Zertinan Caverns, Imdugud irá aparecer voando após 10 segundos esperando no lado oeste

35

Bull Chocobo
   
    Sim

"South Tank Approach" de Ogir-Yensa Sandsea, ele tem 40% de chance de aparecer

36

Skullash
   
    Sim

"Cape Tialan" de Phon Coast, ele tem 40% de chance de aparecer

37

Myath
   
    Sim

"Ward of Velitation" de Stilshrine of Miriam, você precisa matar todos os Dragon Aevis então sair e voltar para a área

38

Helvinek
   
    Não

Vários locais de Necrohol of Nabudis, você precisa matar 6 Oversouls para ele aparecer

39

Pallicant
   
    Não

"City of Other Days" de Ridorana Cataract, você precisa matar todos os inimigos então sair e voltar para a área

40

Phyllo
   
    Não

"The Branchway" de Golmore Jungle, ele tem 20% de chance de aparecer

41

Aerieel
   
    Não

"Oltam Span" de Lhusu Mines, tem 20% de chance de aparecer

42

Anubys
   
    Sim

"Mirror of the Soul" de Sochen Cave Palace, você precisa resolver o quebra-cabeça com as cachoeiras para ter acesso a essa parte

43

Barmuu
   
    Não

"Royal Passage" de Tomb of Raithwall, você precisa fazer uma chain de 12 monstros para ele aparecer perto das Way Stones

44

Vishno
   
    Não

"Wellspring Ravel - 4th Flight" de First Ascent em Pharos, aparece em 48F se você tiver matado mais de 10 Deidars enquanto subia

45

Etherian
   
    Não

"The Northsward" de Cerobi Steppe, você precisa matar todos os monstros da área

46

Melt
   
    Sim

"Pithead Junction B" de Henne Mines, você precisa ativar a alavanca e ele terá 50% de chance de aparecer

47

Cubus
   
    Não

"Temptation Eluded" de Sochen Cave Palace, você precisa ter matar os inimigos na área e ele terá 25% de chance de aparecer

48

Pineapple
   
    Não

"Platform 1 Refinery" de Ogir-Yensa Sandsea, ele tem 20% de chance de aparecer

49

Bombshell
   
    Não

"Lasche Span" de Lhusu Mines, ele tem 20% de chance de aparecer

50

Megabomb
   
    Não

"Demesne of the Sandqueen" de Nam-Yensa Sandsea, você precisa fazer Chain de mais de 21 inimigos para ele aparecer

51

Matriarch Bomb
   
    Não

"Cold Distance" de Stilshrine of Miriam, ele tem 20% de chance de substituir um dos Oilings

52

Ripe Rampager
   
    Não

"Yardang Labyrinth" de Dalmasca Estersand, ele tem 33% de chance de aparecer quando todos os Cactites e Cactoids forem mortos
53
Killbug
    Sim

"The Switchback" de Ozmone Plain, você precisa ter seu relógio com os minutos entre 10 e 39 para ele aparecer aqui como um baú de tesouro

54

Minibug
   
    Não

"East-West Bypass" de Barheim Passage, ele tem 20% de chance de aparecer

55

Ithuno
   
    Não

"Special Op Sector 5" de Barheim Passage, ele tem 20% de chance de aparecer e estará como um baú de tesouro

56

Kris
   
    Sim

"The Highlands" de Tchita Uplands, ele tem 40% de chance de aparecer

57

Dheed
   
    Sim

"Skyreach Ridge" de Mosphoran Highwaste, ele tem 40% de chance de aparecer

58

Aeros
   
    Não

"The Shred" de Ozmone Plain, você precisa matar um Bull Croc que aparece nessa área e esperar que o inimigo chegará

59

Terror Tyrant
   
    Sim

"Broken Sands" de Dalmasca Estersand, ele tem 40% de chance de substituir qualquer Wild Saurian no lugar

60

Abelisk
   
    Sim

"Echoes from Time's Garden" de Ridorana Cataract, ele tem 30% de chance de aparecer

61

Dustia
   
    Não

"Corridor of Sand" de Dalmasca Westersand, você precisa deixar seu personagem com 10% do HP total para Dustia aparecer
62
Ishteen
    Sim

"East-West Bypass" e "The Zeviah Span" de Barheim Passage, ele tem 2% de chance de aparecer no lugar e a chance vai
aumentando conforme mais tempo é passado dentro da área
63
Vorres
    Sim

"Hall of Ivory Covenant" de Necrohol of Nabudis, você precisa provocar um Dark Elemental e fazê-lo ir até a porta que levava ao chefe
Fury

64

Negalmuur
   
    Não

"Ward of the Sword-King" de Stilshrine of Miriam, você precisa passar 30 minutos nessa dungeon e matar Darkmare

65

Larva Eater
   
    Não

Várias áreas de Great Crystal em Giruvegan, você precisa matar mais de 256 inimigos na dungeon para um Larva Eater aparecer

66

Arioch
   
     Sim

"The Slumbermead" de Nabreus Deadlands, ele tem 40% de chance de aparecer

67

Fideliant
   
    Não

"The Midfault" de Dalmasca Westersand, ele tem 20% de chance de aparecer
68
Crystal Knight
    Sim

"A Vikaari Kanbhru Ra" de Great Crystal em Giruvegan, você precisa ativar Gate Sagittarius e retornar para Way Stone XX dentro do
tempo dado

69

Grave Lord
   
    Não

"The Rustling Chapel" de Golmore Jungle, você precisa fazer uma Chain de mais de 22 monstros na área para ele aparecer

70

Zombie Lord
   
    Sim

"Northfall Passage" de Tomb of Raithwall, você precisa ter seu relógio com os minutos entre 0 e 29 minutos para ele aparecer aqui

71

Drowned
   
    Não

"No.4 Cloaca Spur" de Garamsythe Waterway, você precisa esperar no mínimo 5 minutos nessa área para ele aparecer

72

Velelu
   
    Não

"The Fog Mutters" de Nabreus Deadlands, você deixar seu personagem com menos de 20% do HP para Velelu aparecer

73

Disma
   
    Sim

"Site 5" e "Site 6 South" de Lhusu Mines, ele tem 5% de chance de substituir qualquer Dark Lord

74

Ancbolder
   
    Sim

"Karydine Glacier" de Paramina Rift, você precisa matar todos os monstros na área para ele aparecer
75
Wendice
    Sim

"Destiny's March" de Sochen Cave Palace, você precisa matar um Wendigo antes da área e depois na área matar mais 3 Wendigos
dentro de 5 minutos, o Wendice irá aparecer no centro da cruz

76

Anchag
   
    Não

"Karydine Glacier" de Paramina Rift, você precisa matar todos os monstros na área para ele aparecer

77

Bluesang
   
    Sim

"Crossfield" de Cerobi Steppe, ele tem 40% de chance de aparecer

78

Avenger
   
    Sim

"Station of Ascension" de Second Ascent de Pharos, ele tem 40% de chance de aparecer

79

Alteci
   
    Sim

"The Undershore" de Zertinan Caverns, você precisa fazer Chain maior de 12 para ele aparecer
80 
Urutan Exile
    Não

"Platform 2 Refinery" de Ogir-Yensa Sandsea, você precisa matar mais de 100 Urutan-Yensa dentro de Ogir-Yensa para ele aparecer
(se matar o centésimo dentro da parte onde Urutan Exile aparece, saia e retorne sem ir para Nam-Yensa Sandsea






 Espers.


Os Espers são as summons de FFXII. Existem 13 Summons no jogo, para conseguir envoca-los voce precisa primeiro vence-los, e então libera-los na License Board. Tome nota que um Summon só pode ser assimilado na License Board por apenas um personagem e apenas este poderá envoca-lo. Se voce não consegue liberar um Esper pela License Board basta-lhe aprender todas as habilidades em volta dele.
Quando envocado, um Esper substituirá os outros dois membros do grupo restando apenas o Esper e o envocador na batalha. Ele então irá auxiliar o personagem durante 90 segundos a não ser que seja derrotado ou o envocador morra. Um Esper não ganha experiencia, invez disso seus atributos se espelham no level do conjurador.
Voce deve notar que a partir de certo ponto no jogo os Espers tornam-se bem obsoletos ja que muitas vezes perdem todo o Hp em questão de segundos. Apesar disso, algumas vezes os Espers podem ser bem uteis, desde que voce use Bubble e Faith neles e coloque o tempo de velocidade da batalha no maximo através do menu de opções. Vale lembrar que Espers como Famfrit e Hashamal são suas unicas alternativas para danos elementais fortes de agua e terra. Além disso usar Bubble em Zeromus costuma turbinar o seu ataque final (que é baseado em seu HP total comparado com o atual), tornando-o uma excelente fonte de dano.
Listamos abaixo tudo sobre os Espers, incluso como achar e vencer os secretos. Muitas vezes o texto de ajuda nas batalhas refere-se ao "Healer" do seu grupo. Caso não saiba o healer é o personagem focado em curar os aliados, reviver, retirar status negativos, etc.
Belias, the Gigas
Referencia ao demonio Veilus de FF Tactics. O nome de Veilus é provavelmente uma possivel tradução errada de Belias.

Belias foi criado pelos deuses mas foi renegado por sua aparencia bestial. Então ele se revoltou contra eles, mas foi vencido e colocado como guarda da Tomb of the Raitwall. Seu opositor é o Scion da luz: "Loghrif, the Transcendent"

Elemento: Fire Signo: Áries
MP necessário para invocar: 1 barraGambits:- Tempo de Summon < 10s - Hellfire
- Self: HP < 30% - Hellfire
- Foe: absorbs fire - Attack
- Foe: fire-weak - Painflare
- Foe: any - Painflare

Golpe especial: Hellfire
- Usado quando falta 10 segundos de invocamento ou quando HP do Esper está menor que 30%
- É uma magia de fogo com ataque 100.

Adquira-o: Você pode obtê-lo em Tomb of Raitwall após uma batalha obrigatória para prosseguir no jogo.
Vença-o: Protect e Shell são importantes aqui. Tenha certeza de usar Handkerchiefs para curar Oil (que aumenta o dano de fogo) ou seu ataque Firaja será violento. Ele toma bastante dando do elemento Water, Então abuse disso com o personagem que estiver com a maior força magica. Finalize com Quickenings.

Mateus, the Corrupt


Referencia a Mateus, a Totema dos humanos de FF: Tactics Advanced e a Palamecia o vilão de FFII.

Mateus (na verdade uma entidade masculina) foi criado para reinar mo submundo, porém se encheu de ganãncia e se voltou contra os deuses. Foi vencido e enviado ao inferno mas absorveu e selou-a em si a deusa do Gelo, a qual usa como escudo até hoje. Seu opositor é Lahabrea, Abyssal Celebrant.

Elemento: Ice Signo: Peixes
MP necessário para invocar: 1 barra
Gambits:
- Tempo de Envocação< 10s- Frostwave
- Self: HP < 30% - Frostwave
- Summoner: HP < 50% - Cura
- Foe: absorbs ice - Attack
- Foe: ice-weak - Flash Freeze
- Foe: any - Flash Freeze

Golpe especial: Frostwave
- Usado quando falta 10 segundos de invocamento ou quando HP do Esper está menor que 30%
- É uma magia de gelo com ataque 110

Adquira-o: Você pode obtê-lo em Stilshrine of Miriam após uma batalha obrigatória para prosseguir no jogo.

Vença-o: Tenha certeza de ter equipado um Ice Shield antes de enfrenta-lo. Voce vai preferir derrotar os Ice Azers que ele envoca antes. No mais, é preferivel vence-lo com força bruta mesmo ja que ele usa muito Reflect. Tenha gambits para evitar Sleep e Sap e apele com os Quickenings e com Belias assim que o Hp dele baixar bastante.

Adrammelech, the Wroth

Era o Totema dos Bangaa em FF:TA e também o demonio Adremalk em FFT.

Ele foi criado para controlar os monstros de outro mundo mas acabou reinando sobre eles e usando-os para guerrear contra os deuses, foi vencido. Seu opositor é Deudalephon, the Benevolent

Elemento: Thunder Signo: Capricórnio
MP necessário para invocar: 1 barra
Gambits:
- Tempo de Envocação < 10s - Judgement Bolt
- Self: HP < 30% - Judgement Bolt
- Summoner: HP < 50% - Curaga
- Foe: absorbs thunder - Bio
- Foe: mais de um - Thundara
- Foe: thunder-weak - Flash Arc
- Foe: any - Flash Arc

Golpe especial: Judgment Bolt
- Usado quando falta 10 segundos de invocamento ou quando HP do Esper está menor que 30%
- É uma magia de trovão com ataque 120

Adquira-o: Você pode enfrentá-lo em Zertinan Caverns após receber Dawn Shard.

Vença-o: Level recomendado: 40. Sim, é uma batalha bem dificil. Tenha a certeza de ter achado o Save Crystal de Zertinan Caves antes de enfrenta-lo e ja entre na batalha com Shell, Haste e Protect. Não adianta voce enfrentar as hordas de zumbis pois eles são infinitos. Invez disso foque em acertar Adrammelech com Blizzara ou Blizzaga. Seu golpe Thundaja também pode causar Stop então tenha muitos Chronos Tears em mãos além de um Gambit para prevenir isso. Tendo sorte e Quickenings de Lv. 3 voce pode mata-lo também com combos de Quickening. Atacar fisicamente acaba sendo inutil a nao ser que voce tenha boas armas a longa distancia.
Exodus, the Judge-Sal

Referencia clara a Ex-Death o vilão supremo de FFV. Também foi o Totema dos Viera em FFTA, lá ele se assemelhava a forma de "arvore" de Ex-Death.

Exodus é o mais antigo dos Espers e foi criado para olhar e dar o julgamento final e supremo para tudo em relação ao mundo. Enlouqueceu e resolveu simplesmente apagar o planeta, mas foi impedido pelos deuses. Seu opositor é: Halmarut, the Arbiter.

Elemento: Não-Elemental Signo: Libra
MP necessário para invocar: 2 barras
Gambits:
- Tempo de Envocação < 10s e Self: Immobilized - Meteor
- Foe: any - Comet

Golpe especial: Meteor
- Usado quando falta 10 segundos de invocamento e quando o Esper está com status Immobilize
- É uma magia cujo dano pode causar entre 0 e 9999 ou 30000

Adquira-o: Você pode enfrentá-lo em Mosphoran Highwaste após consertar o portão de Salikawood e resolver uma sidequest com os templos de Mosphoran Hishwaste. É bem simples, vá e ative o Shinre of South Wing. Em "Rays of Ashen Light" pegue o chocobo e procure no mapa um sinal que indica um local onde só o Chocobo pode passar. Ative o Shrine West Wind, derrube a pedra e volte ao inicio. Ative o Shrine of North-West Wind e olhe no mapa o novo caminho que se abriu.

Vença-o: Level recomendado: 50. Tenha no minimo dois Opal Ring (faz as magias transpassarem Reflect), Shell em todos os aliados e um bom mago para enfrenta-lo. Exodus SEMPRE usará Reflect em si mesmo então tenha alguem com o gambit "Foe Status: reflect - Dispel" para atrasar os turnos de ataque dele, enquanto ele se preocupa em restaurar o Reflect voce ataca. Voce pode usar reflect em toda sua equipe para refletir tres ataques magicos nele desde que seu healer teja um Opal ring equipado. Perdendo muito HP ele ficará imune a ataques fisicos e dai tudo depende do seu mago equipado com Opal Ring. Se Exodus apelar muito para magias poderosas como Scythe invoque algum Esper antes que a magia seja lançada, assim no máximo voce só perde um personagem.
Zeromus, the Condemner
Referencia a Zeromus, o chefe final de FFIV
Foi criado para executar e condenar tudo que há de errado, mas levou sua missão a sério demais ao tentar condenar os deuses. Seu opositor é: Pashtarot, Knight-Star.
Elemento: Gravity Signo: Câncer
MP necessário para invocar: 2 barrasGambits:
- Tempo de Envocação <10s - Big Bang
- Foe: any - Gravity Well

Golpe especial: Big Bang
- Usado quando falta 10 segundos de invocamento
- É uma magia de dano calculado com a diferença de HP total e atual do Esper multiplicada por 5 (máximo seria 49995 de dano)

Adquira-o: Após derrotar Judge Bergan fale com o Alcolyte na entrada de Mt. Bur Omisace e adquira a Stone of the Condemner. Então vá para Stillshirine of Mirian e use o teleport, voce entrará na batalha.

Vença-o: Level recomendado: 50. Saiba de antemão que nessa luta o uso de magias estará bloqueado para voce então antes de entrar na batalha tenha Pheasant Netsuke em seus healers além de Gambits voltados para o uso de itens de cura e não magias brancas como de costume. Também execute Shell, Haste e Bravery (se possivel) em todos os personagens antes de entrar no campo de batalha. Zeromus tem ataques de Gravity (o que torna o Bubble Belt um pouco inutil ja que todos os ataques são baseados em porcentagens) além de muitos zumbis para auxilia-lo (os quais voce deve ignorar). Com o MP sem uso abuse dos Quickenings quando o efeito de Bravery e Shell se extinguir.
Shemhazai, the Whisperer
Shemhazai foi criada para controlar as almas do submundo. Se rebelou contra os deuses junto com Ultima, contando-lhe as fraquesas dos deuses. também ensinou aos homens o mal e a destruição antes de ser vencida. Ela se opoe a: Igeyorhm, the Martyr.
Elemento: Soul Signo: Sagitário
MP necessário para invocar: 2 barras
Gambits:
- Tempo Envocação <10s -Soul Purge
- Self: HP < 30% Soul Purge
- Foe: any Devour Soul

Golpe especial: Soul Purge
- Usado quando falta 10 segundos de invocamento ou quando HP do Esper está menor que 30%
- É uma magia com dano calculado pelo HP máximo do Esper e pelo número de Knot of Rust usados (dano pode chegar até 60000)


Adiquira-a: Você pode obtê-la em Giruvegan após uma batalha obrigatória para prosseguir no jogo.

Vença-a: Não use armas nem magias elementais, tenha o Rose Corsage equipado e tenha Vaccines para prevenir Disease. Não tem muito segredo, use Dispel para lhe retirar o Haste e foque bastante em se manter com status como Protect, Shell e Haste além de se curar dos status negativos.
Hashmal, Bringer of Order
Faz referencia ao demonio Hashmalum de FFT.
Como o titulo sugere, ele foi criado pelos deuses para trazer ordem ao mundo. Porém ele acreditou que apenas a rebelião de Ultima contra os deuses poderia trazer a verdadeira ordem. E foi vencido... Seu opositor é Fandaniel, the Protector.

Elemento: Earth Signo: Leão
MP necessário para invocar: 2 barras
Gambits:
- HP do Invocador < 10% Gaia's Wrath
- Foe: absorbs earth Attack
- Foe: earth-weak Roxxor
- Foe: any Roxxor

Golpe especial: Gaia's Wrath
- Usado quando HP do invocador está menor que 10%
- É uma magia de terra com ataque 150


Como Adquiri-lo: Você pode obtê-lo em Pharos após uma batalha obrigatória para prosseguir no jogo.

Como vence-lo: É bom voce ter o Buble Belt aqui para não sofrer muito com o status Disease. Hash não tem muitos segredos, voce vai começar com Dispel para lhe retirar o Protect. Caso tenha muitas dificuldades seria bom equipar Dragon
Shield para não tomar dano por seus ataques elementais.

Famfrit, the Darkening Cloud
Sua história faz referencia a Dark Cloud o chefe final de FFIII. Famfrit também foi o Totema dos Moogles em FFTA.
Uma terrivel criatura em forma de nuvem que foi selada pelos deuses em uma armadura. Desde então Famfrit condena a humanidade com as chuvas e tempestades que surgem de seu jarro. Seu opositor é Emmerololth, Holy Queen.
Elemento: Water Signo: Aquário
MP necessário para invocar: 3 barras
Gambits:
- Tempo de Envocação <10s - Tsunami
- Self: HP < 30% - Tsunami
- Foe: absorbs water - Attack
- Foe: water-weak - Briny Cannonade
- Foe: any - Briny Cannonade

Golpe especial: Tsunami
- Usado quando falta 10 segundos de invocamento ou quando HP do Esper está menor que 30%
- É uma magia de água com ataque 200

Como Adquiri-lo: Você pode obtê-lo em Pharos após uma batalha obrigatória para prosseguir no jogo.
Como Vence-lo: Aqui voce não só enfrenta Famfrit como seu envocador também. Quando Famfrit aparecer na luta, foque em destrui-lo primeiro. Basicamente Famfrit é fraco ao elemento fogo e também é vulneravel a Oil. Como Oil naturalmente aumenta bastante o dano por fogo então voce ja sabe o que fazer, o combo Faith + Oil + Firaga fará um bom estrago. Armas com dano elemental de fogo também vem a calhar aqui.
Cuchulainn, the Impure
Referencia ao demonio Quecklain de FFT.

Uma criatura criada pelos deuses para absorver todas as impurezas dos seres humano. Porém a quantidade era imensa e ele se corrompeu sendo abatido pelos deuses mais tarde. seu opositor é Nabriales, the Majestic.

Elemento: Poison Signo: Escorpião
MP necessário para invocar: 2 barras
Gambits:
- Tempo de Envocação<10s e HP<100% - Blight
- Undead - Attack
- Self: HP < 100% (c/ inimigo em campo)- Malaise
- Foe: any - Attack
- Self: HP < 100% (sem inimigo em campo) Curaja

Golpe especial: Blight
- Usado quando falta 10 segundos de invocamento e quando HP do Esper está 100%
- É uma magia não elemental com ataque 150

Como adquiri-lo: Você pode enfrentá-lo em Garamsythe Waterway após escapar de Leviathan e completar a hunt de White Mousse onde voce ganha a chave de controle do local. Então faça o seguinte:

- Com a chave e na Central Waterway Control, feche o No. 10 e a No. 3
- Entre na No. 3 Cloaca Spur a sudoeste e feche a No. 1 South Waterway;
- Retorne a Central Waterway Control e abra a No. 10 e a No. 3
- Feche a No. 4 e a No. 11
- Entre na No. 4 Cloaca Spur a Sudeste e feche a No. 1 North Waterway
- Retorne para a Central Waterway Control e abra a No. 11 e feche a No. 3
- Va para a No. 1 Cloaca e enfrente o Esper

Como vence-lo: Level recomendado: 50. Nesta luta seu Hp será sugado a todo momento e Cuchullain ainda usará Sap para que ele seja sugado mais ainda. Voce vai querer ter Black Belts para evitar isso. Tenha Haste em todos da sua equipe e dois personagens que usem Curaja e Esunaga constantemente. É a unica maneira de manter toda sua equipe viva.
Comece (com o unico personagem que não irá usar MP) a disparar pelo menos tres Quickenings em Cuchullain para derrotar os 4 Foobar (ou deixa-los bem fracos) e fazer a luta ficar bem mais facil, voce pode usar outras estrategias mas em suma, mate os Foobar primeiro. Tenha cuidado quando Cuchullain usa Invert pois seus Curaja irão ferir-lhe invez de cura-lo. Tenha Gambits para se curar desse status antes de restaurar seu HP. Tenha Gambits também para usar Hastega quando estiver com Slow. Basicamente, como voce deve estar com dois Healers, um deve ter gambits para usar Esunaga em primeira estancia, para curar Slowga em segunda estancia, em terceira estancia curar Invert, e em quarta estancia usar Curaja. E o outro deve em primeira estancia curar Invert, depois curaja e então Arise.
Zalera, the Death Seraph
Referencia ao demonio Zalera de FFT.

Zalera era o juiz do mundo dos mortos e julgava as pessoas falecidas por seus pecados.

Ele se influenciou com a opnião das pessoas e se pos a lutar contra os deuses. Uniu ao seu braço o corpo de uma feiticeira inocente visando usa-la como refem. Juntos foram derrotados e mandados ao inferno. Seu opositor é Emet-Selch, Angel of Truth.

Elemento: Death Signo: Gêmeos
MP necessário para invocar: 1 barra
Gambits:
- Foe: HP < 30% Condemnation
- Self: HP > 80% Kill
- Foe: any Shock
- Self: HP < 100% Holy

Golpe especial: Condemnation
- Usado quando inimigo está com menos de 30% do HP. É uma magia cujo dano é equivalente ao HP máximo de inimigo (dano pode chegar até 9999)

Aquiira-o: Você pode enfrentá-lo em Barheim Passage (Terminus No. 7) após receber Dawn Shard e Barheim Key (em sidequest). É necessário que voce tenha completado as hunts "Marauder in the Mines" e "Dalmasca's Desert Bloom". Fale com Dantro na Outpost de Dalmasca Estersand e ele lhe pedirá para entregar uma flor a sua esposa que fica na vila mais ao nordeste do Deserto. Siga pelo deserto até chegar na vila, localize a esposa de Dantro (perto da entrada de uma casa), fale com ela e ela lhe dará um item. Fale então com Tchigri (o garoto), com a Elder (aceite o pedido dela ) e depois da cena com Ruksel. De volta a vila fale com a esposa de Dantro e cheque atraz da casa dela uma flor no chão, retire o Cactuar e faça ele o seguir até Tchigiri, fale com o garoto, a primeira sidequest necessária ja está feita.

Fale novamente com a mulher de Dantro ela pedirá que voce pegue um item que se encontra nas margens dos rios, para que possa curar um doente. É um item brilhante, procure bem nas duas margens (pegue o barco com Tchigiri para chegar a outra margem). Na margem oposta a da vila da mulher de Dantro, os itens nao estao necessariamente nas margens das vilas mas tambem nas margens no deserto. Dando as "Semclam Shells" para a mulher de Dantro ela pedira outro item. Vá parta onde Dantro está, em Outpost, fale com ele, e pegue "Nebralaim" perto das caixas. De o item para a mulher de Dantro, então fale com ela mais uma vez, ela dira que espera que o paciente se cure logo. Saia, faça algum outro evento no jogo para consumir tempo, volte, fale com ela e depois falecom o paciente que esta atras da casa e ele lhe dará a Barheim Key, a qual voce pode usar para entrar de novo nas minas por uma entrada no Dalmasca Estersand.

Vença-o: Level recomendado 50. Voce tem um tempo limite para terminar esta luta e vai querer ter Nishijin Belts para se proteger do Sleepga além de possuir a magia Curaja. Enquanto Zalera envoca mortos-vivos voce só podera acerta-lo efetivamente com armas a longa distancia então derrote os mortos vivos o mais rapido possivel (Curaja ira tirar bastante dano deles). Ter seu curandeiro usando Esunaga em um gambit com alta prioridade, como de costume é bom. Não se esqueça de usar Dispel em Zalera e então comece a ataca-lo efetivamente. Zalera é claramente um undead então usar um Reflectaga seguido de um Curaja em sua equipe (usando um mago com Faith) ja é uma boa estratégia para lhe retirar bastante dano pois as tres magias serão refletidas e acertarão Zalera. Use Reflect em Zalera para que voce possa curar seus membros também.
Chaos, Walker of the Wheel
Referencia ao chefe final do primeiro FF, que alias foi homenageado também com o Limit Breaker Lv.4 de Vincent em FFVII.

Chaos se revoltou com os deuses por seu eterno destino de vida, morte e reencarnação. Foi punido por sua rebelia. Seu opositor é Mitron, the Chastiser.
Elemento: Wind Signo: Touro
MP necessário para invocar: 3 barras
Gambits:
- Tempo de Envocação < 10s - Tornado
- Self: HP < 30% - Tornado
- Foe: holy-weak - Holy
- Foe: dark-weak - Darkga
- Foe: fire-weak - Firaga
- Foe: thunder-weak - Thundaga
- Foe: ice-weak - Blizzaga
- Foe: absorbs wind - Scourge
- Foe: wind-weak - Aeroga
- Foe: highest HP - Whirlwind

Golpe especial: Tornado
- Usado quando falta 10 segundos de invocamento ou quando HP do Esper está menor que 30%
- É uma magia de vento com dano calculado pelo HP máximo do inimigo (dano pode chegar até 9999)

Adquira-o: Você pode enfrentá-lo em Necrohol of Nabudis após completar uma sidequest e derrotar outros dois chefes dessa dungeon. Primeiro de tudo derrote King Bomb em Salikawood então siga em frente por Nabreus até falar com Ma'kleou.

Após isso tenha certeza de ter completados as Hunts:"Warterway Haunting", "Lost in the Pudding" e "White Flan". Com isso voce ja pegou um dos itens necessários. Para pegar o segundo vá em Garamsythe Waterway deixe todos os portoes com a luz apagada, então ligue o 11, ligue o 4, desligue o 11, ligue o 3 e desligue o 4. Então procure no chão na mesma sala o item Dull Fragment.

Na casa de Old Dalan fale com o Nu Mou e entregue os dois medalhões, saia, fale com uma criança chamada Filo, e na praça da fonte em Rabanastre fale com a "Curious Woman". Vá falar com todos os vendedores de Malthu Baazar e dentro na loja de magias em Rabanastre fale com o soldado imperial escolhendo a primeira opção duas vezes. Fale com Filo de novo e então volte a loja de magias. Voce conseguiu mais um item, entregue-o ao Nu Mou na casa de Dalan.

Na loja de magias em Archades fale com Roh'Kenmu. Vá em Old Archades e fale com um homem chamado Otto em "Alley of Muted Sighs", voce terá agora todos os itens. Volte para Nabreus e fale com o Nu Mou, agora vá para a parte "The Slumbermead" e procure por um caminho secreto que leva a parte mais norte do mapa, que esta aparentemente isolada. Siga até o final e fale com os Nu-Mou, eles lhe entregarão tres medalhoes.
Entre na em Necrohol of Nabudis por Salikawoods e use os medalhoes para liberar as portas secretas onde voce enfrentará dois chefes fáceis, o terceiro será Chaos.
Vença-o: Recomenda-se estar no level 55 ou 60. Nesta batalha voce não poderá usar ataques fisicos então seus magos irão trabalhar bastante. tenha Rose Corsages ou voce terá que se curar de Silence constantemente. Use Dispel e Chaos envocará quatro espadas, derrote-as primeiro usando suas magias mais poderosas, Scythe, Scourge e Aeroga aqui são bem uteis. Telekinesis também funciona bem e pode ser usada para tirar danos fisicos.
Ultima, the High Seraph
Referencia a Altima de FFT.

Ultima era o anjo responsável por guiar as almas ao paraiso, Era a mais pura e benigna de todos os Espers. Foi tomada pela ambição e organizou uma rebelião junto com os outros Espers contra os deuses. Foi vencida e então sua luz se extinguiu para sempre...

Elemento: Holy
Signo: Virgem
MP necessário para invocar: 3 barras
Gambits:
- Summoner e summon: HP <30% -Eschaton
- Foe: absorbs holy - Flare
- Foe: holy-weak - Redemption
- Foe: any - Redemption

Golpe especial: Eschaton
- Usado quando HP de Esper e invocador estão críticos
- É uma magia sagrado com ataque 250

Adquira-a: Você pode enfrentá-la em Great Crystal de Giruvegan após adquirir Treaty-Blade. Para isso use o teleport XVII após passar por um portão de Virgo. Há um Save Point após voce usar o teleport, use-o antes de enfrentar Ultima.

Vença-a: Recomenda-se estar no level 60 ou 65. Entre na batalha com varias White Mask ou Sages Ring para absorver dano por Holy. Use Dispel como de costume e então comece a atacar. Usar Darkga além de Dark Shot junto com uma boa arma e Bravery costuma ser muito util. tenha um gambit para se curar de Sap e tome cuidado quando Ultima perder muito Hp, ela começara a usar truques e estratagemas bem dificeis de superar. Ela aleatóriamente começara a mudar o campo de força da batalha infrinjindo status diversos como sugar MP, HP,desabilitar ataque, magias, etc. Então ja prepare de antemão um grupo focado em ataques fisicos e outro em magias além de um healer pronto para usar itens de cura invez de magias brancas. Cuidado ao se curar também, Ultima tem o péssimo costume de usar Reflectaga em seu grupo para refletir toda a cura para ela, então NÃO use Renew. Ela também ocasionalmente irá usar Reverse, então faça com que seu Healer vise curar primeiro o reverse antes de curar o grupo.
Zodiark, Keeper of Precepts
Foi a Summon mais poderosa de FFT. E referencia ao 13º signo do Zodiaco: Ophiucus, constelação descoberta pelos Egipicios que também esta no caminho do sol como as outras 12.

O Esper mais poderoso de todos, os deuses o criaram e o selaram por temer o seu poder. Foi o unico a não participar da rebelião de Ultima. É dito que ele é o unico capaz de substituir os deuses...

Elemento: Darkness
Signo: Serpentário (Ophiucus)
MP necessário para invocar: 3 barras

Golpe especial: Final Eclipse
- Usado quando invocador está com status Petrify
- É uma magia de escuridão que sempre causa dano 50000

Adquira-o: Você pode enfrentá-lo em Henne Mines após ter pego no mínimo 10 Espers e então falado com Geomancer em Jahara. Um caminho irá se abrir perto do Gate Crystal. O caminho é longo, lotado de inimigos dificeis e não há Save Points perto de Zodiark, voce irá querer estar em um level acima do 65 além de ter a Excalibur para conseguir abrir caminho.

Vença-o: Recomendado estar com o level 70 para enfrenta-lo e ter a Excalibur. Tenha Black Masks para todos os personagens. Seu maior problema será seu ataque Darkja que pode matar os membros do seu grupo instantaneamente (as vezes os tres de uma vez!). Zodiark ao contrario de todos os outros inimigos do jogo NÃO precisa carregar um ataque, então coloque a velocidade da batalha no máximo pelo menu das opções.
Procure sempre manter os seus seis personagens vivos, para ter um grupo de reserva caso o grupo principal morra instantamente. Use Dispel sempre que Zodiark usar magias de status positivos em si mesmo. Holy + Faith e Excalibur + Bravery são suas melhores apostas. Nem se de ao luxo de usar a magia Berserk pois voce vai querer poder controlar todos os seus personagens.








Hunts


Rank I

Red & Rotten in the Desert - Rogue Tomato
Quando fica disponivel: Começo do jogo (obrigatório para continuar no jogo)
Cliente: Tomaj (Rabanastre - The Sandsea, do lado do quadro)
Localização: Dalmasca Eastersand, na primeira tela que você for, dificil de errar.
Recompensa: 300 gil, Potion x2, Teleport Stone
Hp: 134
Steal: Pebble, Fire Stone, Potion
Ataque ele até matar, você definitivamente não tem muita escolha.
Só tome cuidado pra nenhum lobo atacar você durante a batalha. Use potions se necessário.

Wolf in the Waste - Thextera
Quando fica disponivel: Começo do jogo (após caçar o Rogue Tomato)
Cliente: Gatsly (Rabanastre - The Sandsea)
Localização: Dalmasca Westersand, na primeira tela que você for, Galtea Downs, ao extremo Oeste
Recompensa: 500 gil, Headguard, Teleport Stone
Hp: 380
Steal: Pebble, Potion, Wolf Pelt
Você pode tentar matá-la sozinho ou com Panelo, logo no começo do jogo.
Você pode fazer sozinho logo após voltar para Rabanastre, ou pode fazer alguns eventos em Giza e ir com duas pessoas na equipe.
Tenha várias potions estocadas pra usar sempre que precisar curar, no momento é melhor do que qualquer magia.
De resto só ataque até a batalha acabar e use Potions/Cure sempre que precisar

Dalmasca\'s Desert Bloom - Flowering Cactoid
Quando fica disponivel: Começo do jogo
Cliente: Dantro (Dalmasca Estersand - Outpost)
Localização: Dalmasca Estersand, Yardang Labyrinth, só procurar por ele logo no meio da tela
Recompensa: 500 gil, Potion x10
Hp: 755
Steal: Cactus Fruit, Earth Stone, Potion
Ele tem a famosa 1000 Needles, que causa 1000 de dano fixos. Ou seja, praticamente morte instantanea pra um personagem, e Game Over, se você estiver sozinho, por isso não tente essa luta a menos que você já tenha Panelo de volta na equipe.
Ele vai usar ataques físicos e se curar, mas de resto é uma batalha bem simples. Use Blind nele se já tiver.

Waterway Haunting - Wraith
Quando fica disponivel: Depois de Barheim Passage
Cliente: Milha (Rabanastre Lowtown - Parte norte)
Localização: Garamsythe Waterway, Overflow Cloaca, a área que você começa o jogo com Vaan, matando ratos.
Recompensa: 500 gil, Ether, Gauntlets
Hp: ~5.000
Steal: Glass Jewel, Dark Magicite, Hi-Potion
Você pode tentar a batalha sozinho ou pegar seu grupo de volta antes de tentar ela.
Ele usa Doom, Sleep, Blind e Poison em você. Blind pode ser curada com Eye drops, doom e sleep o melhor é esperar acabar.
Poison não é algo preocupante, sendo que o que te mata mesmo na batalha é o Doom.
Tudo o que você tem a fazer é atacar até matar, curando quando necessário.
Uma maneira bem facil de matá-lo é usar umas 13 Hi-Potions nele, mas isso é caro e nada produtivo.

Little Love on the Big Plains - Cluckatrice
Quando fica disponível: Depois de Barheim Passage, com Montblanc
Cliente: Dania (Giza Plains, estação seca - vilarejo no centro do mapa, num cercado com Cocatrices)
Localização: Giza Plains (Estação seca) - Na área ao extremo leste, a direita do acampamento no mapa
- Você tem que matar todos os monstros da área, sair e voltar para ela, você encontrá-la
Recompensa: 1000 gil, Jackboots, Rainbow Egg
Hp: ~7.500
Steal: Small Feather, Wind Stone, Taurus Gem
Até que enfim uma Hunt que possa mostrar do que elas são capazes:
Se você tentar enfrentá-la assim que puder vai ser um pareo duro, claro, isso não envolve tentar ir sozinho, o que seria suicídio.
Seus filhotes, os Chicatices irão se juntar a batalha, tente deixá-los com Blind assim que puder, porque você não vai poder sobreviver durante muito tempo ao ataque dos 4.
Tente atacar eles antes que Cluckatrice venha ao seu encontro, e mate-os o mais rápido possível, a magia Dark é boa para isso.
Se tiver dificuldades tente usar os Quickenings para uma vitória rápida,
ou tente continuar no jogo e voltar mais tarde (talvez com algum guest) para fazer a Hunt.

The Cry of Its Power - Rocktoise
Quando fica disponível: Depois de Barheim Passage, com Montblanc
Cliente: Pilika (Bhujerba - Khus Skygrounds, perto da saída sul da área)
Localização: Lhusu Mines, Site 2, no último lugar que você foi quando entrou em Lhusu pela primeira vez.
Recompensa: 1200 gil, Hi-Potion x2, Heavy Coat
Hp: ~17.500
Steal: Potion, Turtle Shell, Aged Turtle Shell
Ele tem um ataque muito forte a curtas distancias, que provavelmente vai matar seus personagens ou deixá-los com o hp bem pequeno.
Ele também tem magias elementais de nivel 1, incluindo Dark.
Uma boa idéia é se manter longe dele e atacar só com magias/armas a distancia.
Se você voltar um pouco pelo corredor que você foi para enfrentar ele ele não poderá seguir e provavelmente vai voltar para o lugar inicial, então só você ficar indo e voltando com cuidado para ele não te alcançar com ataques físicos.
Se quiser você também pode usar reflect em si mesmo e se curar com itens,
junto com essa estratégia é bem fácil de vencer
Outra maneira é tentar mantê-lo com Blind, o problema é que ele tem Purify, que tira status ruins, mas se você mantê-lo ocupado atacando e usar sempre que possível pode se mostrar uma ótima estratégia.

Marauder in the Mines - Nidhogg
Quando fica disponível: Depois de Lhusu Mines
Cliente: Aekom (Bhujerba - Lhusu Square)
Localização: Lhusu Mines, Transitway 1
Recompensa: 600 gil, Rose Corsage, Balaclava, Great Serpentskin (não venda esse último)
Hp: ~6.000
Steal: Antidote, Tanned Hide, Aries Gem
Batalha relativamente fácil. Use Blind e Slow nele e ataque até ele morrer,
se quiser fique olhando ele de longe até seus status bons irem embora (considerando que você não tem Dispel ainda) para uma batalha mais fácil. Considerando que ele só tem um tipo de ataque Blind deve dar conta.

Rank II

A Scream from the Sky - Wyvern Lord
Quando fica disponível: Depois de Leviathan
Cliente: Sherral, um soldado imperial (Loja de armas de Rabanastre)
Localização: Nam-Yensa Sandsea, Simoon Bluff, ao invés de seguir o caminho normal que leva ao Tomb of Raithwall procure no mapa por um caminho isolado no mapa e
siga até o final
Recompensa: 1000 gil, Longbow, Shell Shield
Hp: ~19.000
Steal: Yensa Scale, Crooked Fang, Wyvern Wing
Monstro voador, use magias (menos Aero) e ataques com armas à distância.
Considerando que você tem um guest que usa Telekinesis e tem potions nesse momento do jogo você pode só se concentrar em ficar vivo e deixar Vossler fazer todo o trabalho.
Blind funciona muito bem, só que conseguir por esse status nele pode ser um problema.

A Ring in the Rain - Croakadile
Quando fica disponível: Depois de Tomb of Raithwall
Cliente: Adeen (Giza Plains, estação chuvosa - Nomad Village)
Localização: Giza Plains, Starfall Field (Estação chuvosa)
Recompensa: 1200 gil, Snake Rod, Teleport Stone
Hp: ~20.000
Steal: Horn, Pointed Horn, Aries Gem
Fácil... Apenas mantenha-o com Blind, Slow e Silence e use ataques de fogo, se tiver dificuldades Belias pode terminar com a batalha facilmente.

The Defense of Ozmone Plain - Enkelados
Quando fica disponível: Depois de Tomb of Raithwall
Cliente: Low-Chief Sugumu (Jahara, The Elderknoll)
Localização: Ozmone Plains, The Shred
- Mate todos os Wus dessa área, saia e volte
Recompensa: 1100 gil, Ether, Golden Amulet
Hp: ~19.000
Steal: Potion, Earth Magicite, Slaven Harness
Outro bem fácil, use Slow/Disable/Blind/Sleep/Confusion ou qualquer status que quiser e destrua ele.

The Dead Ought Sleep Forever - Ixtab
Quando fica disponível: Depois de Henne Mines
Cliente: High-Chief Zayalu (Jahara, The Elderknoll)
Localização: Henne Mines, Phase 1 Shaft
Recompensa: 1300 gil, Ether, Soul Powder
Hp: ~22.500
Steal: Dark Crystal, Book of Orgain-Mille, Flame Shield
Ele adora colocar Stop e Doom na sua equipe. Use Remedys e/ou Chronos Tears para se recuperar.
Você pode tentar o combo Nihopalaoa + Remedy + 3 Remedys Lores e assistir ele mediocremente tentando te atacar fisicamente.
De resto só atacar até ele morrer, deve ser bastante fácil

Rank III

Paradise Risen - Gil Snapper
uando fica disponível: Depois de Tomb of Raithwall, com Montblanc
Cliente: Nanau (Giza Plains - No ponto de save ao sul de Giza)
Localização: Giza Plains, Estação chuvosa, Tracks of the Beast
- Você vai precisar cortar árvores secas na beira do rio em quase todas as partes de Giza, nas seguintes áreas:
=> Crystal Glade
=> Starfall Field
=> Toam Hills
=> Nomad Village
=> Gizas North Bank
=> Throne Road
- Só aparece durante chuva pesada, quando ele aparecer o seu Guest irá lhe informar.
Recompensa: 3000 gil, Phobos Glaze
- Recebida durante a estação seca, na parte central de Giza
Hp: ~87.000
Steal: 1000 gil, 2000 gil, 4000 gil
Você pode usar uma estrátégia semelhante ao Rocktoise: silencie e use blind nele e fique a uma distancia segura, só tomando cuidado com os outros monstros da área. De preferencia fique só com uma pessoa bloqueando os golpes na frente.
Fique avisado que é uma batalha bem difícil, pode levar algumas tentativas e você pode considerar treinar e avançar no jogo antes de tentar ela.

For Whom the Wyrm Tolls - Ring Wyrm
Quando fica disponível: Depois de Tomb of Raithwall
Cliente: Balzac (Rabanastre Lowtown - Parte norte)
Localização: Dalmasca Westersand, Windtrace Dunes, bem perto da saída que leva até a área com um cristal de teleporte.
- Só aparece durante uma tempestade de areia.
Recompensa: 200 gil, Moon Ring, Icebrand
Hp: ~128.000
Steal: Phoenix Down, Hi-Potion, Water Magicite
Hp muito alto e capacidade de se recuperar (só uma vez, mas pode incomodar).
Alem disso depois de usar Restore ele fica bem mais forte e usa magias mais constantemente.
Mantenha-o com Blind e Slow. Ele costuma usar Rake e Flame breath, para evitar que toda a sua equipe seja atinjida pelo Flame tente usar 2 dos personagens com armas a distancia/magias e só um bloqueando o ataque. Mas esteja avisado que ele usa magias de 3º nivel tambem (-ga).
Você pode tentar tambem se mantar a uma distância segura, usar Immobilize nele e reflect na sua equipe toda e só atacar com magias ou armas a distância.
Ele é fraco contra fogo, então de preferência à Fira.

Befoulment of the Beast - Feral Retriever
Quando fica disponível: Depois de chegar em Mt. Bur Omisace
Cliente: Hymms (Mt. Bur-Omisace - Sand-Strewn Pass)
Localização: Paramina Rift, Spine of the Icewyrm
Recompensa: 1500 gil, Recurve Crossbow, Teleport Stone x2
Hp: ~22.500
Steal: Pebble, Quality Pelt, Prime Pelt
Você vai precisar de Esuna ou Remedys nessa batalha.
Tem um Hp bem baixo para essa parte do jogo, você não vai ter muitos problemas com ele.
Se quizer você tambem pode usar o truque do Nihopalaoa e deixá-lo com um monte de status ruins, mas não acho que seja necessário.

A Chase Through the Woods - Vorpal Bunny
Quando fica disponível: Depois do Stillshrine of Mirian e voltar em Mt. Bur Omisace
Cliente: Nera (Eruyt Village - The Spiritwood)
Localização: Golmore Jungle, The Rustling Chapel, pode aparecer em qualquer canto da área e você terá de persegui-lo
Recompensa: 2000 gil, Lightning Arrows, Gillie Boots
Hp: 20.000
Steal: Drab Wool, Hi-Potion, Blood Wool
Use berzerk e depois blind nele, a batalha está praticamente ganha.
Se preferir pode perseguir ele pela mata, ele só ataca de vez em quando, o único problema serão os monstros que estão nessa área.

Trouble in the Hills - Atomos
Quando fica disponível: Depois do Stillshrine of Mirian e voltar em Mt. Bur Omisace
Cliente: Burrogh (Nalbina Town - Jajim Bazaar)
Localização: Mosphoran Highwaste, Northern Skirts
Recompensa: 1800 gil, Gaia Rod, Diamond Shield
Hp: 40.000
Steal: Potion, Tanned Giantskin, Gemini Gem
Sem segredos, bem fácil, só atacar até ele morrer, use disable ou blind se precisar

Rank IV

The Mine Flayer - Mind Flayer
Quando fica disponível: Depois do Stillshrine of Mirian e voltar em Mt. Bur Omisace
Cliente: Warrior Guromu (Jahara - Lull of the Land)
Localização: Henne Mines, Phase 1 Dig
Recompensa: 2200 gil, Carmagnole
Hp: ~31.000
Steal: Pebble, Float Mote, Vanishga Mote
Berzerk+Blind = vitória rápida.
Ele costuma usar Stop na sua equipe, esteja pronto para curar, pois se os 3 estiverem com stop você terá de usar um dos reservas.
Assim como outras Hunts ele pode recuperar o Hp com restore.

Rodeo to the Death - Braegh
Quando fica disponível: Depois do Stillshrine of Mirian e voltar em Mt. Bur Omisace
Cliente: Va\'Kansa (Mosphoran Highwaste - Área central, aonde está o Crystal de teleport)
Localização: Salikawood, Corridor of Ages (você terá que matar Bomb King para prosseguir)
Recompensa: 1700 gil, Obelisk, Hi-Ether
Hp: ~43.000
Steal: Storm Magicite, Storm Crystal, Grimoire Aidhed
Use Silence ou Reflect para desviar suas magias. De resto só atacar até ele morrer.
Ele tem fraquesa contra o elementos gelo, você pode explorar isso.

Shelled Obstruction - Darksteel
Quando fica disponível: Depois de Archades
Cliente: Homesick Man (Loja de armas de Archades)
Localização: Sochen Cave Palace, Temptation Eluded, bem no meio da tela, não tem erro.
Recompensa: 3000 gil, Lead Bolts, Adamantite
Hp: ~111.000
Steal: Eye drops, Aged Turtle Shell, Ancient Turtle shell
Poison + Blind + Slow e ela não vaí poder fazer nada de mais com você.

Rank V

Lost in the Pudding - White Mousse
Quando fica disponível: Depois de Tomb of Raithwall
Cliente: Sorbet (Rabanastre - West Gate)
Localização: Garamsythe Waterway, entre através da parte norte de Lowtown em Rabanastre, assim que achar o ponto de save siga pela parte esquerda até alcançar West Sluice Control.
Recompensa: 2800 gil, Yoichi Bow, Sluice Gate Key
Hp: ~69.000
Steal: Potion, Echo Herbs, Hi-Potion
Primeiramente mate todos os inimigos da área que não sejam ele sem que ele perceba, vai facilitar bastante.
Você pode acertar Berzerk, Blind e Sleep nele. Escolha qualquer um desses.
Use também reflect em si mesmo para evitar as magias fortes dele, o que talvez pode funcionar.
O grande problema disso é que você vai acabar refletindo Waterga recuperando triplamente o Hp dele.
O modo mais efetivo é usar Sleep e ficar apelando com magias de fogo para que ele não acorda.
Fica bem mais fácil causar Sleep com o Nihopalaoa, mas você pode tentar a magia se quiser.

Crime and Punishment - Orthros
Quando fica disponível: Depois de Tomb of Raithwall, com Montblanc
Cliente: Contrite Thief (Rabanastre Lowtown - Parte norte)
Localização: Rabanastre, Garamsythe Waterway, Southern Sluiceway
- Você tem que ter a equipe formada só de mulheres (sem contar os Guests)
Recompensa: 3800 gil, Horakhty\'s Flame, Unpurified Ether
Hp: ~87.000
Steal: Phoenix Down, Caramel, Slime Oil
Você tem que ter as 3 mulheres no grupo para o Hunt aparecer, mas logo depois dele descer você pode trocar por qualquer grupo que você quizer que ele não vai desaparecer.
Da mesma forma que o White Mousse ele você pode usar Blind e/ou Sleep nele, junto com reflect na sua equipe e provavelmente você não vai ter muitos problemas.
Fora algumas magias de status e ataque ele só tem Mithril Bubbles, que causa dano em quem estiver na frente dele.

A Tingling Toast - Marilith
Quando fica disponível: Depois de Tomb of Raithwall
Cliente: Tavernmaster (Rabanastre - The Sandsea)
Localização: Zertinan Cavern, Invitation to Heresy, a primeira área de quem entra por Westersand, procure por uma janela iluminada e fique vagando pelo local e voltando ali até ele aparecer.
Recompensa: 2200 Gil, Serpent Eye, Teleport Stone x3
Hp: ~55.000
Steal: Fire Stone, Prime Tanned Hide, Fire Crystal
Ele praticamente só ataca fisicamente. Tente usar Blind nele no começo da batalha e se mantenha usando Blind sempre.
Você também pode avançar um pouco na história e conseguir Larsa na equipe, o que facilita horrores.
De resto não tem muitos segredos

Paramina Run - Trickster
Quando fica disponivel: Depois de chegar em Mt. Bur Omisace, com Montblanc
Cliente: Gurdy (Mt. Bur-Omisace - Sand-Strewn Pass)
Localização: Paramina Rift, Frozen Brook
- Você verá um vulto semi-invisivel vagando na forma de um chocobo gigante, espere ele aparecer
Recompensa: 4800 gil, Deimos Clay
Hp: ~61.000
Steal: Chocobo Feather, Gysahl Greens, Hastega Mote
Ele é bem dificil. Você provavelmente vai ser pego de surpresa quando ele aparecer. Você pode usar blind e sleep nele, mas você dificilmente vai conseguir acertar ele antes que ele use White Wind, que protege contra status ruins (a menos que tenha o Nihopalaoa).
Ele ignora evasão, então pode esquecer escudos ou a Main Gauche.
Perto do final ele vai usar Paling, que deixa imune a qualquer ataque físico e qualquer magia, menos as não-elementais (também a um tipo aleatório, mas isso não vale a pena explorar), então apele com Bio, Drain ou qualquer outra.
Tente descarregar todos os seus quickenings pouco antes dele usar Paling, com sorte ele vai morrer e não vai usar.

Antlion Infestation - Antlion
Quando fica disponivel: Depois de chegar em Mt. Bur Omisace, com Montblanc
Cliente: Niray (Bhujerba - Em uma das casas)
Localização: Lhusu Mines, Site 9
- Você receberá a Site 3 Key ao começar a quest para poder chegar no local
Recompensa: 4300 gil, Bubble Belt, Sickle-Blade
(você tambem pode pegar uma Formalhaut no lugar da Hunt depois)
Hp: ~106.000
Steal: Potion, Charger Barding, Cancer Gem
Atlion não vem sozinho, junto com ele vão vir mais 5 monstros menores.
Começe usando Warp Motes ou Nihopalaoa + Phoenix Down, ou mesmo Kill do Esper Zalera para matar todos que estiverem envolta, fazendo isso você evita que ele coma um deles e aumente o seu poder. Aí sim começa a batalha:
Se puder cause Disease nele para que ele não fique mais forte no crítico, aí então ataque com o elemento vento se puder (Aeroga com uma armadura mágica pode chegar a danos bem altos, mas você só pega bem depois). De resto você pode tentar usar Slow nele para ganhar algum tempo.
Quando matar ele salve e volte lá para achar um baú com uma boa chance de ter uma Formalhaut, a melhor arma do jogo.
Se não conseguir resete até conseguir.

The Deserter\'s Revenge - Bloodwing
Quando fica disponível: Depois do Stillshrine of Mirian e voltar em Mt. Bur Omisace
Cliente: No.381 (Dalmasca Estersand - South Bank Camp)
Localização: Barheim Passage, West Annex, pouco antes da outra área
- Necessário ter a chave de Barhein para chegar lá (procure nas áreas secretas ou no Esper Zalera para saber como)
Recompensa: 2400 gil, Stun Bombs, Vampyr Fang
Hp: ~41.000
Steal: Pebble, Bat Fang, Spiral Incisor
Ele é voador e pode absorver Hp... Nada que o bom e velho Blind não resolva. De resto só atacar.
Se quiser explorar a fraquesa elemental dele (Holy) se sinta a vontade, mas dificilmente você terá magias desse elemento a essa altura.

 Get My Stuff Back! - Vyraal
Quando fica disponível: Depois de Draklor Laboratory
Cliente: Viera Wayfarer (Bar de Balfonheim Port)
Localização: Cerobi Steppe, The Northsward
Recompensa: 3500 gil, Halberd, Crystal Shield, Dragon Scale
Hp: ~107.000
Steal: Spiral Incisor, Charging Barding, Leo Gem
Sleep/Blind/Slow nele. Uma chuva de Aerogas nele enquanto ele tira um cochilo é mais do que o suficiente pra matar ele.
O que pode atrapalhar são os ataques da Viera, você pode ou matar ela ou usar magias refletidas em você mesmo, sendo assim ela não vai atacar o monstro.

 A Dark Rumor - Belito
Quando fica disponível: Depois de Draklor Laboratory, com Montblanc
Cliente: Montblanc
Localização: Nam-Yensa Sandsea, Withering Shores. Entre em Zertinan Caverns através do Ogir-Yensa Sandsea, siga todo o caminho até uma parte isolada de Nam-Yensa
Recompensa: 5100 gil, Megalixir
Hp: ~116.000
Steal: Elixir, Dark Matter
Bom, veja só quem aparece...
Comece usando Blindga/Sleepga/Oil em todos os ajudantes, se tiver equipe Flame Staffs e comece uma chuva de Firagas, com isso você vai chegar a um dano assustador . Ba\'gamnom absorve fire, mas deixe pra atacar ele quando todos os outros estiverem mortos, aí sim ataque físicamente até ele morrer
.
The Black Sorcerer - Piscodaemon
Quando fica disponível: Depois de Giruvegan
Cliente: Ivaness (Mt. Bur-Omisace - Temple Grounds)
Localização: Giruvegan, Gate of Fire
Recompensa: 3800 gil, Dark Shot, Scathe Mote
Hp: ~50.000
Steal: Potion, Reflectga Mote, White Robe
Você definitivamente não precisa de uma estratégia para isso, acredite em mim...

 Old Legends, Decaying Bonds - Lindwyrm
Quando fica disponível: Depois de Draklor Laboratory
Cliente: Fermon (Old Archades - Alley of Muted Sighs)
Localização: Tchita Uplands, Garden of Life\'s Circle (sim, a localização que o jogo te dá está errada)
- Você só pode encontrá-lo durante o tempo nublado, saía e volte de Tchita até que fique
Recompensa: 4200 gil, Barrel Coat, Hi-Ether
Hp: ~228.000
Steal: Pebble, Ring wyrm scale, Ring wyrm liver
Sleep + Aeroga para uma vitória fácil. Ou use Blind, Silence e ataques físicos se preferir

Rank VI

Adding Insult to Injury - Roblon
Quando fica disponivel: Depois do Stillshrine of Mirian e voltar em Mt. Bur Omisace
Cliente: Morgen (Nalbina Town - West Ward)
Localização: Nabreus Deadlands, Overlooking Eternity
- Vá para Slumbermead e procure uma passagem secreta ao noroeste, através dá água.
Recompensa: 3100 gil, Giant\'s Helmet, Mythril
Hp: ~177.000
Steal: Fire Stone, Iron Ore, Fire Crystal
Muitos... MUITOS esqueletos vão aparecer para te atrapalhar nessa Hunt, e serão seu principal problema.
Se você não puder suportar os ataques deles o jeito vai ser se manter a uma distancia de Roblon e ir puxando eles para longe e matando, se puder saia pra luta e não se importe em matar os esqueletos, porque muitos deles mesmo vão aparecer até que parem.
Depois de dar um jeito (ou não) nos esqueletos use ataques a distância ou blind nele até matar.
Cuidados com os ataques elementais.

The Things We Do... - Overlord
Quando fica disponível: Depois de Draklor Laboratory
Cliente: Insecure Seeq (Loja de técnicas de Archades)
Localização: Sochen Cave Palace - Doubt Abandoned
Recompensa: 3500 gil, Hi-Ether x2, Teleport Stone
Hp: ~64.000
Steal: Forbidden Flesh, Fire Crystal, Gemini Gem
Blind/Slow nele e ataque feito um condenado, sem segredos...

 The Creature Collector - Goliath
Quando fica disponível: Depois de Draklor Laboratory
Cliente: Barrong (Nalbina Town - West Ward)
Localização: Necrohol of Nabudis, Hall of Slumbering Might, entre lá por Nebreus e você vai dar de cara com ele logo na primeira área.
Recompensa: 3600 gil, Save the Queen, Einherjarium
Hp: ~224.000
Steal: Holy magicite, Iron Ore, Holy Crystal
Use Reflect em si mesmo e contando que não hajam outros monstros por perto ele só vai ter atacar dessa maneira.
Use armas com Darkshot ou Darkga se ja tiver, ou espadas ninja e ataque até ele morrer.

Dead City Watch - Deathscythe
Quando fica disponível: Depois de Draklor Laboratory
Cliente: Popol (Nalbina Town, Jajim Bazaar)
Localização: Necrohol of Nabudis, Cloister of the Highborn
- Você precisa ter os personagens com o Hp no estado crítico para ele aparecer
Recompensa: 2800 gil, Hi-Ether x2, Soul of Thamasa
Hp: ~125.000
Steal: Book of Orgain-Mille, Book of Orgain, Capricorn gem
Blind + Berzerk + Slow + Immobilize... ou só algumas dessas já dão conta.
Cuidado que quando ele estiver com pouco Hp ele pode ficar imune a danos físicos.

A Wild Stench - Wild Malboro
Quando fica disponivel: Depois de Giruvegan
Cliente: Rena (Eruyt Village, The Spiritwood)
Localização: The Feywood, Redolent Glade
Recompensa: 4600 gil, Euclid\'s Sextant
Hp: ~111.000
Steal: Malboro Flower, Foul Liquid, Virgo Gem
Coloque Bubble Belt ou use Bubble em alguem e mantenha só uma pessoa encarando ele.
Mantenha essa pessoa só se curando de Status e Hp, nisso os outros ficarão livres para atacar ele com magias/ataques a distância.
Se preferir use Oil + Firaga nele para um BOM dano mágico, ele tem Purify para tirar status ruins, então não se preocupe muito com eles.

Paying for the Past - Catoblepas
Quando fica disponível: Depois de Giruvegan
Cliente: War-Chief Supinelu (Jahara - Lull of the Land)
Localização: Zertinan Caverns, vá na tela do cristal de save e procure por uma passagem secreta pelas cachoeiras de areia.
Recompensa: 3200 gil, Volcano, Arctic Wind
Hp: ~188.000
Steal: Hi-Potion, Beastlord Hide, Gemini Gem
Como 99.9% das hunts você pode usar Blind e Slow nele, alem de poder dar Dispel nos status bons dele.
De resto mantenha alguém com um bom escudo, a Main Gauche, Bubble e Decoy tomando os danos que não deve ser muito difícil.

Fishy Dreams - Ixion
Quando fica disponível: Depois de Pharos at Ridorana, com Montblanc
Cliente: Whitecap Wench (Bar de Balfonheim Port)
Localização: Pharos at Ridorana, Subterra (qualquer andar)
- Vai aparacer aleatóriamente em qualquer Área de Subterra.
Recompensa: 3000 gil, Sapping Bolts, Ragnarok
Hp: ~166.000/~306.000
Steal: Storm Crystal, Grimoire Aidhed, Magick Lamp
Ele vai aparecer do nada e te pegar desprevenido, muito provavelmente.
Se ele aparecer no círculo principal ele vai ter o primeiro Hp citado, se aparecer dentro das áreas vaí ter o segundo... Não preciso dizer qual é a melhor opção.
Ele tem várias magias que causam Sleep, Disable, Poison, Confuse e por aí vaí, convém ter alguém com Ribbon ou longe do combate para se proteger das magias que atingem o grupo inteiro e soltar um Esunaga.
Se quiser use Berzerk nele, mas cuidado que mesmo assim ele pode dar um bom dano.

God or Devil? - Shadowseer
Quando fica disponivel: Depois de Pharos at Ridorana, com Montblanc
Cliente: Montblanc
Localização: Pharos at Ridorana, Subterra, Unknown
- Faça todo o caminho até o 4º andar de Subterra, colocando orbs nos pilares de cada canto.
Recompensa: 20000 gil, Megalixir x2
Hp: ~278.000
Steal: Foul Flesh, Maggoty Flesh, Forbidden Flesh
Uma batalha bem fácil a principio... Até que ele começará a invocar os chefes antigos que você enfrentou em Pharos:
Pandaemoniun, Sylt, Fenrir e Phoenix, nessa ordem, a maioria deles vocÊ tem que enfrentar da mesma forma que os chefes originais, com exceção que Shadowseer vai ficar usando magias de status na suja equipe, e ele vai ficar imune a todo e qualquer dano.
Pandaemoniun é bem facil, o problema vai ser que se ele usar Perfect Defense você vai ter que parar e esperar.
Contra Sylt use Sleep, depois ataque com magias. Fenrir é outro que pode dormir. Phoenix pode ser colocada em blind, o que vai torná-la um pareo fácil.
Assim que todos os 4 summons tiverem morrido ele vai começar a soltar um monte de magias de ataques, e reflect não adianta, então use Bubble na sua equipe para ter chance de sobreviver, fora isso use ataques físicos, magias não são uma boa idéia (mas se quizer pode tentar Oil + Firaga).

Rank VII

Carrot Stalk - Carrot
Quando fica disponivel: Depois do Stillshrine of Mirian e voltar em Mt. Bur Omisace, com Montblanc
Cliente: Zammadria (Aerodrome de Nalbina)
Localização: Salikawood, Sun-dappled Path
- Não mate NADA assim que entrar em Salikawoods (o lugar inteiro, não só a área que está a hunt)
Recompensa: 5200 gil, Stink Bombs, Putrid Liquid
Hp: ~111.000
Steal: Dark Crystal, Foul Liquid, Putrid Liquid
Comece com Dispel e depois coloque Bubble Belt ou use Bubble em alguem e mantenha só uma pessoa encarando ele.
Mantenha essa pessoa só se curando de Status e Hp, nisso os outros ficarão livres para atacar ele com magias/ataques a distância até que ele fique no estado crítico, aí sim a batalha começa, concentre-se mais em se manter vivo do que atacar, ou se quizer torre seu mp em quickenings para uma vitória rápida.

Battle on the Big Bridge - Mystery Man/Gilgamesh
Quando fica disponivel: Depois de Draklor Laboratory, com Montblanc
Cliente: Montblanc
Localização:
Batalha 1: Lhusu Mines, Tasche Span, na ponte logo após o cristal de teleporte de Lhusu Mines
- Após começar a Hunt: Antlion
Batalha 2: Lhusu Mines, Site 7, no ultimo lugar da mina, depois do ponto de save
- Pegue a chave depois de completar a Hunt: Antlion em Phon Coast, perto do Bhujerbano caído, em um ponto brilhante
Recompensa: 10000 gil, Masamune

Batalha 1 -
Hp: ~123.000
Steal: 40% - 20% do hp: Gengi Shield 20% ou menos do hp: GENGI GLOVES!
A cada animação de troca de espada que Gilgamesh fizer ele vai mudar a maneira de ataque e trocar de item de roubo, os primeiros 3 são itens insignificantes, entretando ele tem Gengi shield, um item único e gengi glove...
Não esqueça de roubar ela! você não vai ter outra chance! e é o melhor item que ele tem...
Fora isso essa batalha é bem fácil. Ele tem um lobo ajujdante, mate ele logo no começo da batalha e você não terá problemas.
Batalha 2 -
Hp: ~472.000
Steal: 40% - 20% do hp: Gengi Helm
20% ou menos do hp: Gengi Armor
Da mesma forma que a batalha anterior você pode roubar alguns itens únicos de Gilgamesh, embora eles não sejam tão fortes, mas tem uma boa compensação de Atk e Mag, o que é bom para que usa Katanas.
Não se deixe enganar pela batalha anterior... Essa é bem... BEM mais dificil.
O ataque especial dele no estado crítico tira 7k de dano, você não vai sobreviver muito sem Bubble, ou melhor, Bubble Belt.
Ele tem lv. 2 Sleep, lv. 3 Disable e lv. 4 Break. Break é o de menos, mas se toda sua equipe for vulneravel a Sleep ou Disable espere por um Game Over logo logo...
Tente conseguir uma equipe inteira (ou ao menos 2) que sejam imunes a lv2 Sleep ou lv3 Disable, isso facilita bastante as coisas.
Tenha duas pessoas curando (revivendo, pra ser mais exato) e mantenha Enkidou com Blind/Sleep e com alguem massacrando ele, quando ele morrer aí sim você pode deixar só uma pessoa curando.
Ele pode usar perfect defense, o que deixa ele imune a qualquer coisa... e é um pé no saco.
Depois que ele usar Monarch Sword 2 vezes ela acaba.
Quando ele chegar ao estado crítico (e você roubar a gengi armor) uma boa é decarregar Quickenings desesperadamente.
Funciona depois de terminar a batalha vá até Montblanc para pegar a sua querida e amanda Massamune.
Ela junto com a Gengi Gloves tem uma chance de combo absurda.

Visitor on Deck - Deathgaze
Quando fica disponivel: Depois de Giruvegan
Cliente: Traveler (qualquer Aerodrome)
Localização: Airship
- Você terá que ir de um lugar para o outro de Airship, em cada novo lugar fale com o menino viajante, que cada vez vai haver chances de encontrar ele.
Recompensa: 3400 gil, Elixir x2
Hp: 184.000
Steal: Phoenix Down, Charger Barding, Emperor Scale
Use reverse em alguem e use Renew nele com essa pessoa, ele vai ficar com 1 de hp, depois complete o serviço

The Child Snatcher - Diabolos
Quando fica disponivel: Depois de Giruvegan
Cliente: Miclio (Bhujerba - Miners\' End)
Localização: Lhusu Mines, Site 11
- Pegue a chave depois de completar a Hunt: Antlion em Phon Coast, perto do Bhujerbano caído
Recompensa: 2600 gil, Demon Shield, Zeus Mace
Hp: ~93.000
Steal: Fire Crystal, Demon\'s Sigh, Scorpio Gem
Ele tem um Hp baixo. Se você se concentrar e atacar feito um condenado ele não deve durar muito.
Mas cuidado que ele pode usar Force Barrier que deixa imune a qualquer ataque físico, mas se você atacar rápido ele não vai ter tempo de usar.
Você tambem pode usar Quickenings quando o Hp dele estiver baixo (ou mesmo só usar eles, um atraz do outro).

Wyrm Wrath\'s Renewal - Fafnir
Quando fica disponivel: Depois de Giruvegan
Cliente: Ieeha, mas você encontrará Relj (Mt. Bur-Omisace, Temple Approach)
Localização: Paramina Rift, Silverflow\'s End
- Fale com Relj para começar uma nevasca, siga pelo caminho: Freezing Gorge -> Head of the Silverflow -> Icebound Flow -> Karydine Glacier -> Silverflow\'s End, para econtrá-lo sem acabar a nevasca.
Recompensa: 7000 gil, Assassin\'s Arrow, Teleport Stone
Hp: ~1.390.000
Steal: Pebble, Hi-Potion, Ring Wyrm Scale
Essa batalha é bem dificil, então melhor conhecer os ataques dele: Sleepga e Silencega, que fazem o mesmo que as magias, Shock que causa um alto dano não-elemental e White Breath, que causa dano de gelo em todos à frente dele.
Começe usando Dispel nele, depois deixe alguem bloqueando os golpes dele com Reflect e Ice Shield equipado (não se esqueça de equipar Opal Ring em quem estiver curando), assim ele só vai causar um bom dano com ataques físicos, ataque com o elemento trovão com os outros.
Uma maneira fácil de acabar com ele é ficar em certos lugares aonde ele não pode te atingir, só procure por eles.
Deixe a sua equipe inteira com Reflect (ou ruby ring) equipe armaduras mágicas e solte chuvas de Thundaga nele, se usar essa estratégia deixe Reddas morrer... ele merece =P.

Who\'s the Strongest!? - Pylraster
Quando fica disponivel: Depois de Pharos at Ridorana
Cliente: Rikken (Balfonheim Port, Saccio Lane)
- Você tem que participar de uma corrida com ele antes de aceitar a Hunt
Localização: Pharos at Ridorana, First Ascent, They Who Thirst Not, uma área ANTES do cristal de teleport de Pharos.
Recompensa: 8000 gil, Grand Mace, Scathe Mote x2
Hp: ~490.000
Steal: Tyrant Hide, Tyrant Bone, Hastega Mote
Tem um Hp bem baixo se comparado com Fafnir ou Behemoth King, mas pode dar tanto dano quanto eles.
Mantenha alguem com uma boa evasion (de preferência com Ensanguined Shield + Main Gauche para estúpidos 125 de evasion) e Decoy, para bloquar os golpes dele, o problema pode vir que alguns dos ataques dele causam morte intanânea, então cuidado.
Mantenha os outros usando magias e ataques a distância e você não deverá ter muitos problemas.

Truth Shrouded in Mist - Behemoth King
Quando fica disponivel: Depois de Giruvegan e de ter derrotado Fafnir, com Montblanc
Cliente: The Feywood, The Edge of Reason
- Fique matando os monstros das duas áreas anteriores a Giruvegan, depois de achar os chefes de Sochen Cave em Ice Field of Clearsight siga para The Edge of Reason para encontra Behemoth
Localização: Koqmihn (Rabanastre Lowtown, Dalan\'s House)
Recompensa: 250 gil, Bacchus\'s Wine x2
- A verdadeira recompensa por derrotar Behemoth King está em Mt. Bur Omisace. Lá você encontrará um osso de dragão gigante, examine-o sem ter nenhuma arma equipada com Vaan para ganhar 500.000 gil, Rod of Faith
Hp: ~1.670.000
Steal: Ring Wyrm Scale, Behemoth Steak, Elixir
Ele é forte... MUITO forte... A partir de certo ponto ele vai alternar entre proteção física e mágica, ou seja, use aquilo que ele tiver vulnerável. Use Dispel SEMPRE que for necessário.
Você pode partir pra cima com Bubble, Haste, Protect, Shell e o escambau, mas vai ser uma batalha dificil, existe uma maneira bem mais fácil.
Fique a uma distância dele, ele não vai chegar perto a menos que você chegue, então só vai usar magias, todas elementais.
Contra as piores, Holy e Darkga equipe itens que absorvam (Black/White Masks, Demon Shield, Sage Ring), contra as outras use Shell e você não deve ter muito problema. Ele ignora reflect, então nem adianta.
Ele tem dano diminuido de todos os elementos, então magias não elementais como Flare e Scathe são uma boa ideia, mas, como 3 pessoas usando essas magias pode lagar o jogo e demorar um monte você pode substituílas por Firagas e afins...
Quando ele usar proteção contra magias use Telekinesis ou armas à distancia e vá trocando até o final, o que vai demorar um pouco, mas no final ele vai cair.

Rank VIII

Farewell to a Legend - Yiazmat
Quando fica disponivel: Depois de ter terminado a maioria das outras Mark Hunts e derrotado o Hell Wyrm (chefe opcional), com Montblanc
Cliente: Montblanc
Localização: Ridorana Cataract, Colosseum
Recompensa: 30000 gil, Godslayer\'s Badge
Hp: ~50.000.000 (isso mesmo: CINQUENTA MILHÕES!)
Steal: Holy Stone, Holy Magicite, Holy Crystal
Enfim o grande chefe opcional de FFXII, aquele que deixa qualquer outro no chinelo,
aquele que vai fazer você querer jogar frisbie com o seu cd...
 Com abissais 50 milhoes de Hp ele vai demorar por volta de miseras 5 horas de batalha.
Entretanto você pode sair da batalha a qualquer momento, salvar, se recuperar, comprar itens, ir no banheiro, dormir e etc e voltar lá depois e o Hp dele estará do mesmo jeito que você deixou.
É bom sair e salvar constantemente (o \"stage\" indicado no canto não muda nada a luta) caso você cometa algum erro.
Faça um grande favor a si mesmo: nem chegue perto desse chefe a menos que você esteja level 80+ e tenha uma ou duas Yagyuu Darkblades, não que você não possa derrotar ele no lv 45, mas você provavelmente vai se suicidar antes...
Alem disso tenha um bom estoque de Phoenix Downs (99... nem uma menos), Chronos Tears, Remedys, Bacchus\'s Wines e 3 Windbreakers (armaduras).
Ele tem Stone Breath, que deixa todo mundo na sua reta com Stone e White Breath, que causa dano de gelo e pode causar stop, Rake, que é um ataque normal a distancia forte, Cyclone, um dano grande de vento que causa Sap e Deathstrike, que causa morte instantânea sem chance de errar, ele tambem usa Reflectega na sua equipe, então muito cuidado, principalmente se você usa Renew, pois um desses refletido e você vai querer martelar seu ps2.
Seu ataque normal costuma dar combos direto e ainda pode causar morte instatânea.
Como você pode esperar ele está pouco se lixando pra Reflects que você use ou qualquer evasion que você tenha, por isso nem tente nada disso. Mas, com Shell você terá alguma chance de sobreviver a Deathstrike, por isso se for usar algum escudo use o Shell Shield.
Windbreakers reduzem o dano do Cyclone pela metade, você pode trocar sua armadura por ela na hora do golpe.
Uma boa idéia é ter algum atacante com um Yagyuu Darkblade + Berzerk + Bravery + Haste e você vai alcançar algo perto de 9999 de dano, você pode até usar Gengi Gloves para acertar combos, a Yagyu tem uma boa chance deles, então...
Mas provavelmente você vai precisar de um Bubble Belt no atacante para não morrer no primeiro combo do Yazmat.
Você pode inclusive equipar um Black Robe no atacante para aumentar em 50% o dano.
Ou você pode ter dois atacantes com uma Yagyuu cada (ou uma e uma Tournesoul/Zodiac Spear) e Bravery + Haste, equipe Bubble Belt em que ele estiver atacando e Gengi Gloves no outro. Troque se necessário (ou se você tiver paciência).
Agora sobre a batalha... Você vai morrer, morrer e morrer.... E é bom ir se acostumando.
Tente manter sua equipe bem afastada para evitar os Breaths.
Algumas vezes ele vai começar a usar Deathstrike direto sem parar, quando isso acontecer equipe Shell Shields, use Shell manualmente ou tente desagrupar sua equipe, mudar de lugar manualmente e ele vai parar, fora isso ataque constantemente com as melhores armas que você tiver (só não use a excalibur de maneira alguma, ele absorve ela)
Bom.. existe uma maneira bem fácil de tirar 95% do Hp dele, tudo o que você tem que fazer é deixá-lo bem perto das escadas para o coliseu usando uma isca, depois troque de líder e vá pelas paredes envolta, quando você pegar o lugar certo ele não poderá te atingir,
mas estará perto. Use Reflect na sua equipe inteira e use Darkga em si mesmo, assim a magia irá refletir, mesmo através da parede nele. Tente usar Dispel nele quando for preciso, isso vai durar até que ele tenha umas 2-3 barras sobrando.
Com 25 milhoes de Hp ele vai usar proteção, os danos vão ser reduzidos a 1/3,
e o máximo vai ser 6999 (é... a vida é dura) mas o restante da batalha vai continuar essenciamente o mesmo.
Quando ele tiver por volta de 10 barras de Hp (e você estiver com a bunda dormente)
ele vai dobrar de lv e ficar com uma chance enorme de dar combos gigantes e massacras seus personagens, mas as estratégias continuam as mesmas
Quando ele tiver 2-3 barras de Hp sobrando SAÍA E SALVE! Você não vai querer morrer agora.
Agora nem a estratégia fácil citada acima adianta, pois ele vai recuperar o Hp bem rápido. Esqueça Bravery, Berzerk e etc, só ataque e se mantenha vivo e atacando, depois de muito esforço você terá por fim matado ele.
Vá para Montblanc para receber sua merecida recompensa. Você será mercidamente reconhecido por todo o Clan...
E parabéns por ter derrotado, talvez não o chefe mais dificil, mas com certeza o mais chato e demorado!






Raças.





Hume <-
No mundo de FFXII os humanos são conhecidos como Humes. Os humes são a raça mais comum em Ivalice ocupando 40% da população mundial. Tecnologicamente avançados e desenvolvidos, são eficientes em qualquer tipo de função. Possuem culturas diferentes dependendo de sua nacionalidade.


Viera ->
Conhecidas pelas altas orelhas, grande inteligência e corpos magros, a raça Viera consiste somente de fêmeas. Ágeis e graciosas, elas se dividem em dois subtipos: Veena Vieras, de pele clara, e Rava vieras, de pele escura. Vivem três vezes mais que a raça hume, e se isolam do mundo vivendo e seguindo a voz da floresta a qual servem com religiosidade. É proibido a uma Viera sair da floresta e seguir pelo mundo, sendo punido com rejeição por todas as outras,




Moogle <-
Moogles são pequenos, peludos e medem de 80 a 120 cm. São seres inteligentes e pacíficos que tem muita estima pelos humes e pelos vieras. São conhecidos por serem grandes construtores de airships.


Bangaa ->
Uma raça de répteis grandes e fortes. Possuem instintos aguçados e escamas duras que os tornam aptos ao combate e ao trabalho braçal. São divididos em 4 sub raças: Bangaa Ryuga (cor bege), Bangaa Faas (bronze), Bangaa Bista (vermelho), Bangaa Sanga (cinza) e mais algumas diferentes miscigenações. Tem inteligência comparável a de um Hume, porém vivem duas vezes mais. Odeiam ser chamados de "lagartos", consideram uma ofensa. Não dão bons magos, porque não conseguem encantar feitiços mágicos com aquela boca diferente.




Seeq <-
Seres semelhantes a javalis, não possuem muita inteligência mas tem grande força física. Geralmente se enquadram na classe baixa e algumas vezes não gozam de um bom relacionamento com os Viera e Humanos.




Nu Mou ->
Uma raça de cachorros que são talentosos em magia e podem viver 3 vezes mais que humes. Eles são baixos e curvados, medem metade da altura de um hume adulto. A maioria dos Nu Mous do jogo são religiosos de Kiltia na montanha Bur-Omisace.




Baknamy <-
Humanóides baixos e verdes que são semelhantes a duendes. Vivem em Necrohol of Nabudis, que foi o que restou do reino de Nabradia. Eles são sensíveis ao ar que respiram, portanto usam máscaras de gás dentro do Necrohol of Nabudis. Os Baknamy pobres estão sempre cometendo crimes contra aventureiros e viajantes.



Garif ->
Uma raça de guerreiros que aprecia a natureza. Eles são altos, tem olfato e audição superiores a de humens, tem o corpo coberto de pêlo, e usam uma máscara desde o nascimento. São pacíficos com outras raças, geralmente fazer comércio com os nômades de Giza.




Urutan-Yensa <-
Uma raça de crustáceos evoluídos, eles vivem em Sandsea. São muito territoriais, atacam qualquer um que entrar em suas terras, incluindo outras tribos de sua própria raça. Vivem em tribos e são governados por uma rainha, a única na raça que consegue falar
.








 Habilidades.


Em FFXII para as magias e técnicas serem usadas é necessário habilita-las na License Board do personagem com que você pretende usar a magia/técnica (cheque o link acima se necessita saber aonde a magia/técnica está na License Board) e também comprar a magia/técnica em questão nas lojas.
Em FFXII há 5 tipos de magias. White que cura HP e remove status, Black que infringe dano elemental ou não, Green que adiciona status positivos ou negativos, Time que distorce o tempo e o espaço e Arcane que são magias poderosas com os mais diversos efeitos.
PS: Algumas magias compradas em Balfonheim só aparecem nas lojas após voce ter completado os eventos de Pharos at Ridorana.



Técnica
Aonde Comprar
Efeito
Informações Adicionais
Steal Vaan começa com ele Rouba um inimigo Você pode roubar um item de cada inimigo;
Há um acessório que aumenta a chance de conseguir roubar.
Libra Rabanastre Dá informações detalhadas sobre inimigos e revela armadilhasInformações dadas são geralmente HP, MP, fraqueza elemental;
Revela também onde estão armadilhas;
Não funciona em chefes, monstros raros e marks.
First Aid Rabanastre, Nalbina Recupera HP em aliado com HP crítico Recupera pouco HP quando aliado está em crítico, não é muito útil.
Addle Archades Diminui poder de magicks do inimigo Diminui pela metade caso funcione.
Bonecrusher Rabanastre, Archades Consome HP para reduzir HP do inimigo a 0 Consume 30% do HP;
Só funciona se o HP máximo do inimigo for menor que do usuário.
Charge Rabanastre, Nalbina, Bhujerba Restaura MP do usuário. Se falhar MP vai a 0. Útil, embora pouco MP seja recuperado. Quanto mais cheio estiver o MP mais chance tem de falhar, raramente da certo quando o MP estiver maior que 100.
Poach Rabanastre, Nalbina, Bhujerba Captura loot de inimigos com HP crítico Só funciona em inimigos de HP crítico, não inclue chefes e marks.
Você não ganha experiência e LP se usar Poach.
1000 Needles Mosphoran Highwaste Causa 1000 de dano Falha ocasionalmente.
Infuse Rabanastre, Nalbina, Jahara, Archades Consome todo MP e muda o HP de um aliado para 10 vezes aquela quantia Por exemplo, se tiver 80 MP e usar Infuse, um aliado aleatório passará a ter 800 HP agora;
Ter 0 MP vai matar um aliado.
Soul eater Rabanastre, Nalbina Consome HP para causar dano em um inimigo Utiliza cerca de 20% do HP máximo para um dano 40% mais forte e que ignora defesa.
Shades of Black Archades Conjura uma black magick aleatória Usa qualquer black magick sem uso de MP, mas as chances de sair uma boa são baixas.
Stamp Archades Causa em um inimigo qualque status do usuário Tranfere status, como por exemplo você ter Poison e então Stamp colocar Poison no inimigo.
Horology Rabanastre, Nalbina, Bhujerba Causa dano em todos os inimigos baseado em fator de tempo Chance de 70% de funcionar;
Dano depende do level do personagem e do segundo dígito de minuto no relógio (em 18:52:09 seria 2, por exemplo).
Expose Balfonheim Port Abaixa a defesa de um inimigo Diminui 10% da defesa caso funcione;
Se a defesa chegar a 0, irá falhar.
Achilles Rabanastre, Nalbina, Jahara Deixa um inimigo vulnerável a um elemento adicional O elemento escolhido é sempre aleatório.
Gil Toss Rabanastre, Nalbina, Jahara Joga Gil, causando dano em todos os inimigos Dano causado depende de quanto Gil foi jogado, podendo causar até 9999;
Tem 100% de chance de acerto, só não funciona em inimigos imunes a ataques físicos;
A quantidade jogada é calculada com : Quantia de HP atual do membro da equipe / Número de inimigos a ser atingidos.
Charm Rabanastre, Nalbina, Jahara Causa status confusão em um inimigo Tem 50% de chance de funcionar;
Fran, Penelo e Ashe tem maior chance em conseguir acertar Charm em homens.
Sight Unseeing Rabanastre, Nalbina, Jahara Faz um ataque que apenas funciona quando com status Blind Se não estiver com Blind, é 100% de chance de errar.
Shear Rabanastre, Nalbina, Jahara Abaixa a defesa de magicks de um inimigo Diminui 10% da defesa de magick caso funcione;
Se a defesa de magick chegar a 0, irá falhar.
Wither Balfonheim Port Abaixa a força de um inimigo Diminui pela metade a força caso funcione;
Se a força estiver 0, irá falhar.
Revive Balfonheim Port Consome todo HP do usuário para reviver completamente um aliado com KO É como um sacrifício, um personagem com KO será revivido em troca de outro personagem ficando com KO;
Vai falhar se o personagem ainda estiver sem KO, mas o usuário mesmo assim cai.
Telekinesis Necrohol of Nabudis Faz ataque de longo alcance com armas de curto alcance Ótimo para atacar inimigos voadores;
Se estiver com uma arma de longo alcance, essa technick irá causar dano 0;
O dano é calculado com: (Ataque x Level do alvo) - 1
Numerology Rabanastre, Nalbina, Jahara Faz dano que aumenta com acertos sucessivos O dano cresce sempre que você usa novamente, podendo chegar até 65536 na décima sexta vez usada;
Se falhar, o dano volta a 1;
As chances de acerto diminuem conforme vai usando mais esse comando;
Sempre falha na décima sétima vez;
Dano é dobrado quando enfrenta mais de um alvo.
Traveler Rabanastre, Nalbina Faz dano em todos os inimigos baseado em número de passos Dano é baseado nos 3 últimos dígitos no número de passos que aparece no menu, causando 9999 de dano com 999 passos por exemplo;
Após usar uma vez, precisará dar mais passos para utilizar novamente.






Magia Lv Onde Comprar O Que Faz
(White Mages)
Cure
1 Rabanastre, Nalbina Cura HP de um aliado
Blidna 1 Rabanastre, Nalbina Remove status Blind de um aliado
Poisona 2 Rabanastre, Nalbina Remove status Poison de um aliado
Vox 2 Rabanastre, Bhujerba Remove status Silence de um aliado
Cura 3 Rabanastre, Bhujerba, Dalmasca Westersand, Eruyt Village Cura HP moderadamente de todos os aliados
Raise 3 Rabanastre, Bhujerba, Dalmasca Westersand, Eruyt Village Revive um aliado com KO
Stona 3 Rabanastre, Bhujerba Remove status Stone/Petrify de um aliado
Esuna 4 Eruyt Village, Mt. Bur-Omisace Remove status maléficos de um aliado
Regen 4 Rabanastre, Eruyt Village, Mt. Bur-Omisace Restaura HP de um aliado aos poucos
Curaga 5 Rabanastre, Nalbina, Eruyt Village, Mt. Bur-Omisace Cura bastante HP de um aliado
Cleanse 5 Phon Coast Remove status Disease de um aliado
Dispel 5 Rabanastre, Nalbina, Phon Coast Remove status benéficos de um inimigo
Curaja 6 Balfonheim Port Cura bastante HP de todos os aliados
Arise 6 Balfonheim Port Revive um aliado com KO e restaura todo seu HP
Dispelga 6 Balfonheim Port Remove status benéficos de todos os inimigos
Esunaga 7 Balfonheim Port Remove status maléficos de todos os aliados
Holy 7 Balfonheim Port Causa dano sagrado em um inimigo
Renew 8 Dalmasca Westersand Cura todo o HP de todos os aliados
(Black Magics)
Fire
1 Rabanastre, Nalbina Causa dano de fogo em um inimigo
Thunder 1 Rabanastre, Nalbina Causa dano de relâmpago em um inimigo
Blizzard 1 Rabanastre, Nalbina Causa dano de gelo em um inimigo
Water 2 Rabanastre, Bhujerba Causa dano de água em um inimigo
Aero 2 Rabanastre, Eruyt Village Causa dano de vento em todos os inimigos
Fira 3 Rabanastre, Nalbina, Eruyt Village, Mt. Bur-Omisace Causa dano de fogo moderado em todos os inimigos
Thundera 3 Rabanastre, Nalbina, Eruyt Village, Mt. Bur-Omisace Causa dano de relâmpago moderado em todos os inimigos
Blizzara 3 Rabanastre, Nalbina, Eruyt Village, Mt. Bur-Omisace Causa dano de gelo moderado em todos os inimigos
Bio 4 Rabanastre, Nalbina, Phon Coast Causa status Sap e dano em todos os inimigos
Aeroga 4 Archades Causa forte dano de vento em todos os inimigos
Firaga 5 Balfonheim Port Causa forte dano de fogo em todos os inimigos
Thundaga 5 Balfonheim Port Causa forte dano de relâmpago em todos os inimigos
Blizzaga 5 Balfonheim Port Causa forte dano de gelo em todos os inimigos
Shock 6 Balfonheim Port Causa dorte dano em um inimigo
Scourge 6 Balfonheim Port Causa status Sap e dorte dano em todos os inimigos
Flare 7 Balfonheim Port Causa muito dano em um inimigo
Ardor 7 Barheim Passage Causa muito dano de fogo em todos os inimigos
Scathe 8 Necrohol of Nabudis Causa forte dano em todos os inimigos
(Time Mages)
Slow
1 Rabanastre, Nalbina Diminui velocidade do alvo
Immobilize 1 Rabanastre, Bhujerba Impede todos os inimigos de andar
Disable 2 Rabanastre, Bhujerba Evita que todos os inimigo realizem ações
Reflect 2 Rabanastre, Bhujerba Faz magicks serem refletidas de um aliado
Break 3 Rabanastre, Bhujerba, Dalmasca Westersand Após um curto tempo transforma inimigo em pedra
Warp 3 Rabanastre, Eruyt Village Bane todos os inimigos
Balance 4 Rabanastre, Eruyt Village Dano causado é igual ao HP máximo do usuário menos HP perdido
Bleed 4 Rabanastre, Eruyt Village Causa status Sap
Haste 5 Rabanastre, Nalbina, Eruyt Village, Mt. Bur-Omisace Acelera velocidade de um aliado
Float 5 Rabanastre, Eruyt Village, Mt. Bur-Omisace Permite que todos os aliados andem no ar evitando Traps
Stop 6 Rabanastre, Nalbina, Mt. Bur-Omisace Paralisa um inimigo
Countdown 6 Rabanastre, Nalbina, Eruyt Village, Mt. Bur-Omisace Após um curto tempo o HP do inimigo chega a 0
Hastega 7 Dalmasca Estersand Acelera velocidade de todos os aliados
Slowga 7 Balfonheim Port Diminui velocidade de todos os inimigos
Reflectga 7 Archades Faz magicks serem refletidas de todos os aliados
(Green Magics)
Protect
1 Rabanastre, Nalbina, Bhujerba Aumenta defesa de um aliado
Blind 1 Rabanastre, Nalbina, Bhujerba Diminui chance de acerto de um inimigo
Shell 2 Rabanastre, Bhujerba Aumenta defesa mágica de um aliado
Poison 2 Rabanastre, Nalbina Machuca um inimigo aos poucos
Sleep 3 Rabanastre, Bhujerba Coloca um inimigo para dormir
Silence 3 Rabanastre, Bhujer ba Evita que um inimigo use magicks
Toxify 4 Rabanastre, Nalbina, Eruyt Village, Mt. Bur-Omisace Machuca todos os inimigos aos poucos
Oil 4 Rabanastre, Bhujerba, Dalmasca Westersand Diminui defesa contra fogo de todos os inimigos
Blindga 5 Archades Diminui chance de acerto de todos os inimigos
Silencega 5 Archades Evita que todos os inimigos usem magicks
Bravery 6 Rabanastre Aumenta o ataque físico de um aliado
Faith 6 Rabanastre Melhora as magicks de um aliado
Protectga 7 Balfonheim Port Aumenta a defesa física de todos os aliados
Shellga 7 Balfonheim Port Aumenta a defesa mágica de todos os aliados
Sleepga 7 Balfonheim Coloca todos os inimigos para dormir
(Arcane Magics)
Dark
1 Bhujerba, Rabanastre Causa dano de escuridão em todos os inimigos
Berserk 1 Rabanastre, Jahara Faz um aliado somente atacar sem controle ficando mais forte
Gravity 2 Rabanastre, Eruyt Village, Mt. Bur-Omisace Reduz 1/4 do HP total do inimigo
Confuse 2 Rabanastre, Eruyt Village Faz um inimigo confundir aliado com inimigo
Decoy 3 Rabanastre, Eruyt Village, Mt. Bur-Omisace Faz um aliado ser alvo de todos os inimigos
Drain 3 Rabanastre, Eruyt Village, Mt. Bur-Omisace Transfere HP do inimigo para o usuário
Syphon 4 Qualquer airship Transfere MP do inimigo para o usuário
Darkra 4 Phon Coast Causa dano moderado de escuridão em todos os inimigos
Vanish 4 Nalbina, Mt. Bur-Omisace, Phon Coast Deixa um aliado invisível
Bubble 5 Rabanastre, airships Dobra HP máximo de um aliado
Death 5 Rabanastre, Nalbina, Phon Coast Reduz o HP de um inimigo a 0
Reverse 6 Rabanastre, Phon Coast Faz curas e danos terem efeitos opostos em um inimigo
Vanishga 6 Rabanastre, Nalbina, Phon Coast Deixa todos os aliados invisíveis
Darkga 7 Balfonheim Port Causa dano de escuridão em todos os inimigos
Graviga 7 Archades Reduz 1/2 do HP total de todos os inimigos






Itens.




Acessório
Aonde Adquirir
Efeito
Orrachea Armlet Loja em Giza Plains (Dry) +25 HP
Bangle Loja em Giza Plains (Dry) Libra quando equipado
Steel Gorget Loja em Dalmasca Westersand Aumenta força quando HP está crítico
Armguard Loja em Dalmasca Estersand Reduz dano físico quando HP está crítico
Tourmaline Ring Loja em Dalmasca Westersand Imunidade a Posion
Gauntlets Loja em Dalmasca Westersand Melhora chance de bloquear com um escudo
Battle Harness Loja em Dalmasca Westersand
Back Harness em Bazaar
Quando atacado, automaticamente contra-ataca com a arma na mão.
2 de força
Leather Gorget Loja em Dalmasca Westersand Aumenta magick quando HP está crítico
Rose Corsage Loja em Dalmasca Westersand Imunidade a Silence
Amber Armlet Loja em Eruyt Village Aumenta dano físico causando de mãos vazias.
Sash Loja em Eruyt Village Imunidade a Slow
Argyle Armlet Loja em Eruyt Village Imunidade a Blind
Blazer Gloves Loja em Eruyt Village
Large Gloves em Bazaar
Aumenta força quando personagem está com HP cheio
Jade Collar Loja em Eruyt Village Melhora chance de evitar ataques
Jackboots Lojas em Mt. Bur-Omisace, Rabanastre (Lowtown) Imunidade a Immobilize
Black Belt Lojas em Mt. Bur-Omisace, Rabanastre (Lowtown) Imunidade a Disable
8 de vitalidade
Golden Amulet Lojas em Mt. Bur-Omisace, Rabanastre (Lowtown), Mosphoran Highwaste, Eruyt Village
Gilt Phylactery em Bazaar
Dobra pontos de licensa ganhos
Magick Gloves Lojas em Eruyt Village, Mt. Bur-Omisace Aumenta magick quando HP está cheio
Nishijin Belt Loja em Mt. Bur-Omisace Imunidade a Sleep
Thief's Cuffs Lojas em Mt. Bur-Omisace, Mosphoran Highwaste Permite roubar itens raros e superiores
Gillie Boots Lojas em Mt. Bur-Omisace, Phon Coast
Ninja Footgear em Bazaar
Imunidade a Oil
Quasimodo Boots Lojas em Mt. Bur-Omisace, Phon Coast
Shoes of the Dead em Bazaar
Imunidade a Sap
Ruby Ring Lojas em Mt. Bur-Omisace, Phon Coast Reflect quando equipado
Firefly Loja em Phon Coast
Blush of Light em Bazaar
Reduz experiência ganha para 0
2 de força
Steel Poleyns Loja em Phon Coast Passa em segurança por armadilhas
1 de defesa
Fuzzy Miter Loja em Archades Imunidade a Petrify
Bowline Sash Loja em Archades Imunidade a Confuse
Winged Boots Loja em Archades
Feathered Boots em Bazaar
Float quando usado
Pleasant Netsuke Loja em Archades
Wing Cord em Bazaar
Aumenta potência de itens de cura
Embroidered Tipper Loja em Archades Dobra experiência ganha
Cameo Belt Loja em Balfonheim Port Melhora chance de acerto
Power Armlet Loja em Balfonheim Port Imunidade a Stop
2 de força
Opal Ring Loja em Balfonheim Port
Exquisite Ring em Bazaar
Magicks não serão refletidas de alvos com Reflect
Bubble Belt Loja do clã Centurio
Chain-link Belt em Bazaar
Bubble quando usado
Ring of Renewal Loja em Necrohol of Nabudis Regen quando usado
6 de defesa
5 de defesa de magick
Indigo Pendant Loja em airship de Balfonheim Port para Nalbina Melhora chance de acertar com magicks
Turtleshell Choker Loja em Bhujerba
Shell-worked Collar em Bazaar
Permite conjurar magicks com Gil ao invés de MP
Agate Ring Loja em Dalmasca Westersand Neutralize clima e efeitos de terreno em dano elemental
Diamond Armlet Loja em Dalmasca Estersand Obtém itens superiores em baús
Hermes Sandals Loja em Barheim Passage
Wind Walkers em Bazaar
Haste quando usado
Sage's Ring Loja em Archades Absorve sagrado
Reduz custo de MP pela metade
Nihopalaoa Loja do clã Centurio
Cursed Necklace em Bazaar
Reverse quando usado
Cat-ear Hood Loja do clã Centurio
Comfy Headgear em Bazaar
20 de vitalidade
50 de velocidade
Ribbon Baú em Pharos Sub-Terra (sem Diamond Armlet)
Baú em Henne Mines
Derrote o raro inimigo Vishno (encontre-o matando 10 Deidars e ele aparecerá em 48F no First Ascent em Pharos)
Derrote Red Chocobo de level 99
Imunidade a vários status
Genji Gloves Roube de Gilgamesh quando ele estiver com HP criticoMelhora chances de fazer múltiplos acertos
Goddess's Magicite Eventos do jogo, depois será perdido 13 de defesa de magick
Reduz MP a 0
Manufacted Nethicite Eventos do jogo, depois será perdidoDiminui pela metade danos elementais
Silence quando usado
Dawn Shard Eventos do jogo, depois será perdido20 de defesa de magick
Reduz MP a 0
Item
O Que Faz
Potion
Cura 100 HP (110, 115 e 125 também, após comprar licensa)
Hi-Potion
Cura 400 HP (440, 460 e 500 também, após comprar licensa)
X-Potion
Cura 1600 HP (1760, 1840 e 2000 também, após comprar licensa)
Ether
Cura 50 MP (55, 65 e 75 também, após comprar licensa)
Hi-Ether
Cura 200 MP (220, 260 e 300 também, após comprar licensa)
Elixir
Cura todo HP e MP do aliado
Megalixir
Cura todo HP e MP da equipe
Remedy
Remove status Blind, Poison, Silence e Slow (Sleep, Sap, Immobilize, Disable, Petrify, Confuse, Oil, Stop, Doom e Disease também, após comprar licensas)
Phoenix Down
Revive um aliado com 20% do HP (30%, 40% e 50% também, após comprar licensa)
Gold Needle
Remove status Stone e Petrify
Echo Herbs
Remove status Silence
Antidote
Remove status Poison
Eye Drops
Remove status Blind
Alarm Clock
Remove status Sleep
Handkerchief
Remove status Oil
Chronos Tear
Remove status Slow e Stop
Smelling Salts
Remove status Confuse
Vaccine
Remove status Disease
Bacchus's Wine
Causa status Berserk
Red Fang
Causa dano de fogo
Blue Fang
Causa dano de gelo
White Fang
Causa dano de relâmpago
Dark Mote
Conjura Dark
Water Mote
Conjura Water
Aero Mote
Conjura Aero
Holy Mote
Conjura Holy
Warp Mote
Conjura Warp
Balance Mote
Conjura Balance
Scathe Mote
Conjura Scathe
Hastega Mote
Conjura Hastega
Reflectga Mote
Conjura Reflectga
Vanishga Mote
Conjura Vanishga
Float Mote
Conjura Float
Eksir Berries
Enfraquece Garuda
Knot of Rust
Causa dano a um alvo
Dark Matter
Causa dano a um alvo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente